sábado, 24 de setembro de 2011

Pensamentos sobre o cristianismo

 (Trecho retirado do site do UOL)

"Na Alemanha, Bento 16 compara nazismo e comunismo à chuva ácida


Bento XVI oficiou neste sábado (24) uma missa em Erfurt, cidade da antiga Alemanha comunista (RDA), onde disse que o nazismo e o comunismo tiveram para o cristianismo o mesmo efeito que a chuva ácida, e que suas consequências, sobretudo no plano intelectual e religioso, ainda são percebidas. Diante de aproximadamente 30 mil fiéis em uma praça desta cidade do estado de Turíngia, um dos menos religiosos da Alemanha, o papa disse que os alemães devem agradecer a Deus pelas mudanças registradas no país há 30 anos."


Engraçado ele dizer isso, considerando que o próprio Bento XVI já foi da Juventude Hitlerista!

O cristianismo parece estar em declíneo (excetuando no Brasil, onde se fazem igrejas como se abrem bordéis), em todo o mundo, mas porque será?

Eu não sou cristão, diga-se de passagem, então se eu exagerar, me perdoem.

A questão é que o cristianismo deixou de ser aquela religião pacífista que era pregada por Jesus Cristo há muito tempo. As ideias de igualdade e fraternidade nasceram dele e se espalharam pelo mundo.

Não, mas o cristianismo agora é uma religião belicosa, coloca belicosa nisso. Fizeram guerras em seu nome (aka: Cruzadas), até um papa deixou a batina pra lutar na guerra.

Os cristãos ainda tem a audácia e dizer que eles preservam a paz e o bem coletivo. Paz? Hahaha. Nunca antes na História tivemos tantas guerras como agora.

Bem coletivo? Vá dizer isso para as criancinhas a Somália que hoje estão morrendo de fome (infelizmente, isso é literal) enquanto alguns desafiam o mundo ao desperdiçar recursos prioritários, como água e comida.

O cristianismo não dizia que devíamos amar ao próximo, cuidar de nossos irmãos? Se alguém falar isso, muito provavelmente será chamado de comunista. (Se Jesus vinhesse ao século XX, provavelmente ele não seria crucificado, ele seria fuzilado pelo Tio Sam).

Isso não é um ataque pessoal a religião, a qual tenho profundo respeito, isso é um ataque aos religiosos extremistas (os cristãos fundamentalistas), que quando levantam, eles tem que monitorar o que o papa falou e depois disso, eles vão trabalhar.

Eles guardam os domingos para rezar, o dia inteiro, vão a missa todos os dias, acham o pastor ou o padre um homem semi-divino e realmente acreditam que o ateísmo é coisa do capeta (considerando que como ateu não acredita em Deus, ele também não acredita em diabo) e que muçulmano é terrorista (o Islã vem sendo muito hostilizado esses anos, sem qualquer motivo, os Corão também é um livro que prega a paz!).

Afinal, quem plantou mais guerras no Mundo? Árabes? Judeus? Ateus? Não, cristãos, e o pior em nome de Cristo, que era um pacifista!

"... disse que o nazismo e o comunismo tiveram para o cristianismo o mesmo efeito que a chuva ácida, e que suas consequências, sobretudo no plano intelectual e religioso", ele acertou, o nazismo será uma mancha negra na história por um longo tempo (não direi para sempre, pois 2012 está aí para isso), o comunismo também tem parcela de culpa, sejamos francos, é verdade que o comunismo em muito perseguiu religiosos, mandando-os inclusive para o Gulag ou, no pior dos casos, os fuzilava.


O socialismo e o nazismo muito perseguiram a Igreja, mas não foram só eles que fizeram isso, até o capitalismo faz isso de vez em quando.

O nazismo resultou de uma variante política antissemita que muito se apoiou nos costumes antigos de uma sociedade germânica de tempos remotos. Mas quem forneceu o antissemitismo? O cristianismo. Afinal de contas, tudo que era peste que dava nas aldeias da Alemanha na Idade Média, eles logo culpavam os judeus, pois diziam "eles crucificaram Cristo, eles merecem morrer!" (considerando que foram os romanos que crucificaram Cristo).

O socialismo, devo dizer, não tem embasamentos cristãos patentes a não ser as ideias de igualdade e espírito coletivo que foram emprestadas (inconscientemente) do cristianismo.


A questão, de eu estar publicando esse post, é que o Papa em muito culpa as ideologias para com o fracasso que o cristianismo hoje tenta lidar. Mas isso não é só culpa das ideologias, mas também da Igreja, que pouco soube se adequar aos novos tempos (as questões do aborto, dos métodos anticoncepcionais continuam indiscutíveis).

Eu não odeio o cristianismo. O cristianismo tem algumas ações legais, assistencialistas, mas legais, como a Pastoral da Criança, que cuidou muito das crianças pobres que enfrentavam a sub-desnutrição no Brasil. A Igreja financia ainda programas assistencialistas na África, nos locais onde o HIV e a fome são endêmicos (embora ainda recrimine a camisinha nesses locais). A Igreja dá comida aos pobres, dá moradia e apoio aos velhos, e ainda faz um sistema psicológico bastante avançado (o padre é com certeza um dos melhores exemplos de psicologia para pessoas necessitadas).

O que não podemos deixar é que pensamentos assim contaminem totalmente o imaginário popular. O nazismo é mesmo uma chuva ácida para humanidade, o socialismo, eu tenho problemas em dizer isso, mas o tipo de socialismo que persegue a religião é defeitoso por natureza (na religião você pode não acreditar, mas não necessariamente você deve perseguir!), é por isso que prefiro o titoísmo, pois mesmo eu não acreditando na Igreja, eu não a perseguirei por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...