sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O téorico da Revolução

Bukharin em foto
Nikolai Ivanovitch Bukhárin foi um moscovita intelectual e revolucionário, político soviético dos que fizeram a Revolução ao lado de Lenin  e caíram em desgraça no período de Stalin.


Nikolai Bukharin ainda foi um revolucionário bolchevique que participou da Revolução de Outubro, comandando o assalto à Moscou, ele se tornou um dos líderes do Partido Bolchevique na cidade, e na altura da possibilidade de tomada de Petrogrado, sugeriu a Lênin que mudasse o poder para Moscou.
Gravura na qual Lenin (à esquerda) conversa com Bukharin (ao centro, de roupa branca) e Zinoviev (à direita).

Esse rapaz, um dos mais notáveis teóricos marxistas de sua época, logo tomou uma cadeira no Conselho dos Comissários do Povo, tornando-se um dos líderes do Politburo. Provido de noções humanista, o jovem rapaz conseguia cativar sempre o espiríto de Lênin, sendo considerado por ele, o "teórico do Partido", ele tinha algum poder, embora não o desejasse, era amigo de líderes como Lênin, Trotsky (embora não fosse tanto, pois Trotsky era egocêntrico), Stálin e por sinal da esposa deste, Nadia.

Ele inspirava a todos com sua vitalidade e seu idealismo, prezava pelo bem dos camponeses (a quem se soliedarizava, assim como pelos pequenos proprietários), foi ele um dos teóricos da NEP (Nova Politica Economica) que acabou suplantada pelo Plano Quinquenal. Foi ele um dos redatores da Constituição Soviética de 1936, que foi dita a mais democrática da época, mas acabou sendo usurpada por Stálin e por sua polícia secreta (o NKVD).
Zinoviev, Stálin e Bukharin, defronte ao corpo de Lênin no Mausoléu.

Após a morte de Lenin, apoiou Stalin contra Trotsky, o que não impediu Stalin de, a partir de 1928, ver nele um possível rival, sendo afastado, por isso, do poder. Depois disto, passaram por uma breve reconciliação, quando ele foi atuar como redator chefe do Izvestia. Esta reconciliação durou pouco.

Como muitas vezes descordava de Stálin, e como gradativamente perdia poder, Bukharin acabou sendo fuzilado por ser "um conspirador anti-soviético que esteve envolvido num complô que resultou na morte de Kirov (pivô dos Expurgos), Gorki (grande escritor marxista) e de planejar a morte de líderes, como Stálin."e em 1937 foi condenado num possível falso processo, sendo morto em 1938.
Sentença do Tribunal da URSS que condena Bukharin a morte



Sua mulher, Anna Bukharina, acabou sendo mandada para o Gulag, onde passou quase toda a sua juventude, e sobreviveu por sorte, e seu filho, ainda bebê, foi mandado para a adoção e de quem quase não se tem notícia.

Ele é um dos líderes socialistas que me inspira todo o dia quando me levanto da cama e saio para a rua.


Gravura de Bukharin mostrando caricatura de Lênin
PS: Bukharin ainda era um cartunista nas horas vagas, desenhando os líderes soviéticos em gravuras que ainda podem ser vistas nos arquivos do Kremlin.
File:Bukharin-Voroshilov.jpg
Caricatura do Marechal Voroschilov, o marechal de enfeite de Stálin



File:Bukharin-Stalin-1929.jpg
Caricatura de Stálin, talvez Stálin não tenha gostado e o tenha mandado que o fuzilassem por causa disso!
File:Bukharin Stalin.jpg
Outra caricatura de Stálin , com ele fumando seu querido cachimbro preto.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...