quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Rosh Hashaná

Shalom!

Hoje, dia 29 de setembro de 2011 é um marco para o judaísmo; hoje é o marco da passagem de ano de acordo com as antigas escrituras sagradas.

Isso mesmo, hoje é o ano novo judaico, o Rosh Hashanah. Essa festividade é expressa pelo agradecimento pelas virtudes que  Adonai ("Senhor") pode nos conceder nesses dias arduos que se transpassaram desde o fim do Paraíso e é tambem o dia que medimos nossas ações e pedimos por um novo ano melhor que o que passou.
Isso poderia ter acontecido (Créditos ao blog Um sábado qualquer, que blog bom por sinal!)

Alguns pedem saúde, outros pedem fortuna, mas majoritariamente, nós pedimos unicamente paz (coisa que falta no Médio Oriente).

Perguntar-me-ão sobre o que acho da questão da criação do Estado da Palestina. Direi sem pensar duas vezes: A favor.



Perguntar-me-ão o porquê. Direi apenas: "A proposta inicial  para a criação do Estado de Israel era a criação de dois estados, o de Israel , lógico, e da Palestina. Os britânicos de certa maneira (em verdade, eles sentiram moralmente fracos para argumentar contra, afinal foram muito solicitos aos crimes dos nazistas antes da Guerra), acabaram se mostrando com muita ação com relação aos movimentos de 1947, no qual, a Palestina, terrítório seu, convulsionava no primeiro conflito arábe-israelense.

Isso já foi o plano para a criação de Israel







Perguntar-me-ão: "Você é mesmo judeu?"

Responderei: "Sim, eu sou. A questão é quem nem todos os judeus pensam como Israel. É óbvio que Israel é o lar dos judeus, mas isso não implica que seja somente dos judeus. Israel também tornou-se o lar dos palestinos por quase mil anos! Quando implicamos o fluxo da Diáspora promovida depois da destruição de Jerusalém pelo Imperador Tito, por volta de 47 DC., outros povos acabaram tomando parte da terra divina

Agora o que fazer? O grão patriarca, Abraão, fez um pacto com Adonai que resultou na Terra Prometida de nossos pais, mas e nós o que fizemos?

O muro das Lamentações é a remota lembrança daquela Jerusalém antes do imperador Tito mandar destruir tudo (Ele em si é uma parede do antigo templo de Herodes que foi contruído em homenagem ao Templo de Salomão)


Entramos em guerra com outros povos, derramamos sangue em nome da nossa casta fé, e Elohin ainda há de nos punir por isso, afinal, ele é o Juiz-mor.

"A destruição de uma vida é a destruição de um mundo" Talmude
O que estamos fazendo em Israel, quantas crianças palestinas morreram nesses mais de 67 anos de Israel? Quanto demos de dinheiro à indústria das armas?

O Brasão de Israel, só para decoração

O judaísmo em si não é uma religião belicosa, assim como o islamismo também não é, mas alguns andam pervertendo a palavra sagrada do Livro, a grande Torá. Isso não é uma coisa boa.

Em todo caso, como em todos os anos, hoje, defronte ao Menorá (candelabro de seis velas, para leigos), embuído com meu kipá na cabeça (aquele adereço que nós judeus usamos na cabeça em sinal de respeito ao Senhor) e ajoelhado diante da minha Torá, rezei por Paz no Médio Oriente, assim como rezo por paz para todo o mundo, todos os dias.


Shabat Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...