quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Boudica, rainha dos celtas

Boudica foi a rainha celta que se tornou líder de uma famosa rebelião contra o domínio romano na região das ilhas britânicas.

Prasutagus, marido de Boudica, e chefe da tribo Iceni, era um aliado nominalmente independente de Roma, que deixou em seu testamento o seu reino para suas filhas e ao imperador romano. No entanto, quando ele morreu, sua vontade foi ignorada. O reino foi anexado como se tivesse sido conquistado, e Boudica foi açoitada enquanto  suas filhas estupradas.

Em virtude de um descumprimento de uma série de acordos firmados entre os celtas e os romanos, a rainha dos celtas lidera uma rebelião em toda a Britânia que imerge uma destruição de uma série de vilarejos romanos no que hoje seria a Inglaterra.

Por volta de 60 dC, quando o governador romano, Gaius Suetônio Paulino, estava liderando uma campanha na ilha de Anglesey, no norte do País de Gales, Boudica conduziu o povo Iceni, juntamente com os Trinovantes e outros, à revolta.  Eles destruíram Camulodunum (atual Colchester), ex-capital dos Trinovantes (um dos aliados de Boudica), mas agora uma colônia (um local para descarga de tropas romanas) e um templo para o ex-imperador Claudius, que foi construído e mantido à custa local.

Ao ouvir a notícia da revolta, Suetônio ( um proeminente senhor romano) correu para Londinium (Londres), na tentativa de protegê-la da revolta, mas como não tinha números para defendê-la, Suetônio a evacuou e a abandonou. Londinium foi incendiada, como foi Verulamium (St Albans).
Boudica brincando de War no meio da Britania


Estima-se que de 70.000-80.000 pessoas foram mortas nas três cidades (mas são números suspeitos por terem base em argumentos de historiadores romanos).

Suetônio, por sua vez, reagrupou suas forças em West Midlands, e apesar de ser muito menor número, derrotaram os bretões na batalha de Watling Street . A crise fez com que o imperador Nero considerar retirar todas as forças romanas da ilha, mas a vitória eventual Suetônio sobre Boudica garantiu o controle romano da província. Boudica, em seguida, se matou para que ela não fosse capturada, ou adoeceu e morreu, as fontes existentes de Tácito e Cassius Dio, dois historiadores da época, são diferentes.




Ela foi uma das primeiras mulheres a ameaçar o poderio quase que magnânimo do Império Romano, e a líder das mais sangrentas revoltas na época de Nero. Mas não foi por isso que resolvi tratar sobre ela...




O historiador romano, Dião Cássio diz, sobre Boadiceia:
"Boadiceia era alta [...] e abençoada com uma voz poderosa. Uma cascata de cabelos vermelhos alcançava seus joelhos; usava um colar dourado composto de ornamentos, uma veste multicolorida e sobre esta um casaco grosso preso por um broche. Carregava uma lança comprida para assustar todos os que lhe deitassem os olhos."

Se essa era a verdadeira Boudica, eu não sei, só sei que se fosse seria uma gata!


Ela era a Xena, muito antes dessa porcaria esteriotipizada aparecer nas telas da TV e do Cinema. Ela, além disso, era um sinônimo de beleza na Antiguidade dita Clássica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...