sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mudança de ventos

Ao estudar meus pensamentos em meio à noite, comecei a pensar no rumo de como andam as coisas e nunca pensei que diria isso, mas o mundo enlouqueceu de vez, o eu que fiquei louco, sei lá.

Eu sou ainda da geração dos anos de 1990, que passou a depressão de 98 (da perda da copa e da depressão econômica), vivenciei o que era escola pública e o que não era ter um só tostão para nada, mas sei lá as coisas mudaram muito de uns tempos para cá, que eu vou fazer um balanço da década:

2001



Não esse não foi o previsto para o ano de 2001, quem imaginaria que logo depois de termos acabado uma Guerra Fria, nós veríamos um patriarca do petróleo, financiado em outros tempos pelos EUA, demolindo tudo que é prédio pela frente com aviões? (até avião pulverizador poderia ser usado).

Na utopia futurista do meio do século XX, 2001 seria o ano marco da conquista do Espaço pelo homem, mas ao contrário o Espaço dominou o homem: Os americanos nunca ficaram tão presos a um lugar como a partir de 2001.

Eu ainda acredito que a Teoria da Conspiração possa haver alguns fundamentos, um edifício como WTC (Water closet, sei lá) não iria desabar tão fácil com dois míseros aviões de passageiros, afinal já teriam tentado isso no Congresso, sei lá. (Tô brincando, não faça isso! O mundo não precisa ver a sua cara de maníaco homicida no mundo, já temos de mais)

Mas a teoria de que o edificio do World Trade Center tenha sido implodido não é tão absurda se pararmos para pensar: O mundo vivenciava uma crescente campanha de desarmamento, os EUA não tinham mais ninguém para brincar de War consigo, a indústria de armas perdia muito (Só tinha agora a Guerra da Chechênia, o Conflito Árabe-Israelense e metade da África em guerra) e os Estados Unidos parecem ter uma necessidade patológica por possíveis agressores.

Como assim? Parece absurdo, mas não é. Os EUA parecem estar unidos, não por causa das estandartes fervorosas de liberdade, igualdade e democracia, mas sim pelo medo de agressores externos.

Assim foi com os ingleses, com os índios (todos massacrados, por sinal), com os espanhóis, com os mexicanos depois a esses, com os alemães (nas duas Guerras Mundiais), os japoneses na Segunda Guerra, os russos na Guerra Fria, os cubanos até hoje, os vietkongs, e agora os fundamentalistas islâmicos. Toda a história americana parece estar unida através da união mútua de estados na defesa de si contra inimigos externos e não na união baseada na liberdade e justiça (afinal, eles tiveram uma Guerra Cívil para quê? Para aparar as arestas).

China


Quem diria que o gigante asiático tão cambaleante por dois séculos e meio um dia se levantaria? E que se tornaria potência?

A China mudou muito em apenas cinquenta anos, fora um país devastado por uma guerra escarniçada com inimigos tão ferozes quanto os malucos japoneses gritando BANZAI!!! na Segunda Guerra, via-se com maior parte da sua população morrendo de fome, de doenças, e sendo assassinada impetuosamente em dispultas externas e internas, mas um dia ela se levantaria.

A China já era um gigante antes de ser um gigante, tinha quase um quarto da população mundial da época disposta em espaços cada vez mais longíquos e explorados; tinha um povo capaz e trabalhador, mas também tinha um governo corrupto e dividido, o Kuomintang de Chiang Kay-shek.

O Kuomintang era o partido nacionalista chinês que mais trouxe problemas para esse tigre asiático, ele comandara o débil movimento industrial e militar chinês durante a Segunda Guerra, e logo foi deposto pelas forças de Mao Tsé-Tung no final da guerra.

As lutas entre o Partido Comunista Chinês e o Kuomintang pareciam ter minimizado com o ataque maciço japonês, mas na verdade, se escondiam interesses políticos internacionais e fragilidades do próprio comando chinês, fora fácil para a China cair na estandarte vermelha em 1949.

A China tornou-se uma potência socialista, mas um país ainda atrasado economicamente, tecnologicamente e industrialmente, ainda havia fome ocasionada pela má administração do solo e as coisas pareciam só piorar com a cisma sino-soviética da década de 60.

Entretanto, um parceiro acabou figurando no quadro chinês, e que parceiro mais polêmico, Richard Nixon apareceu em Pequim para fornecer um tratado com o gigante nos quesito comerciais, políticos e militares ("Só Nixon poderia ter ido à China"), era abertura de um sistema econômico e político tão voltado ao comunismo ao mercado externo capitalista internacional. Já era uma mudança e tanto.

Agora, o que é a China? A maior potência capitalista desse início de século!


Rússia

A Rússia há tempos vem sendo maltratada pelos ocidentais, os quais ainda a encaram como um país emergente qualquer. Mas a Rússia em si, ela continua sendo uma força, não como a CCCP chegou a ser, mas ela devia em si ser melhor respeitada; Em todo o caso com o fechamento da NASA, a supremacia espacial ficou para ninguém mais, ninguém menos que para a Mãe-Rússia.

Google

O Google é um marco da recente história da Internet, pois ele foi o primeiro modelo de realizador de busca bem sucedido da Internet, ele não é só mais um buscador, agora ele também é um webmail, um localizador por GPS, um fabricante de aparelhos, um desenvolvedor de sistemas, et coetera, er coetera...

A  morte do Orkut

Estava fadado a morte a partir do momento em que o Facebook ascendeu com força total por volta de 2007-8, no entanto, alguns renegados ainda continuam a utilizá-lo como sinal de culto quase que semi-messiânico.


Crise financeira de 2008

Na verdade, se pensarmos bem, isso já dava mostras que estava para acontecer, afinal, o mundo se corroía com a partida de War dos americanos no Afeganistão e Iraque, com a irresponsabilidade dos aparelhos estatais para com a manutenção dos mercados e os lucros extratosféricos das empresas.

 Brasil

É de crescer o ego o fato de o Brasil ter repelido a crise de 2008 com máxima força e praticamente não ter sido afetado com o desespero internacional. O Brasil começou a cantar de galo, começou a emprestar dinheiro a outros países que antes lhes emprestava, praticamente humilhou o FMI, ao qual dera calote nos anos 90 e agora o financia; Os grandes especuladores tiveram que se prostrar diante a esse novo país que parecia estar dando as regras. 

Tivemos um governo encabeçado por um operário que nem o Ensino Médio concluira mas que fizera um melhor governo que um intelectual que falava francês, sabia de história e sociologia e era doutor em sei lá mais o que.

E pensar que tudo isso aconteceu sem que ao menos eu notasse com atenção!

Justin Bieber 

Como uma praga que corrói o imaginário infanto-juvenil, as canções desse extra-terrestre androgênico de cabeça de abóbara contaminaram o mundo com semelhante voz de castratti que virou ídolo pop, por sua simples insignificência musical e sua postura semi-homossexual que conseguiu seduzia centenas de milhares de mentes de meninas estupidamente retardadas gritando: "I love you Justin!".


Osama Bin-Laden

Ele morreu?

Xbox 360

Talvez tenha sido um dos maiores inventos de todos os tempos, junto com o Nissin Miojo e o relacionamento bissexual feminino; esse mecanismo revolucionou o mundo dos games com tudo que veio com direito...

Kinect, controle sem fio, conexão com a Internet com Wi-fi, jogos de Altíssima definição, interação; Se o Xbox 360 fosse uma mulher, eu me casaria com ela.


 Ipod touch, Iphone, Ipad (Apple afins)

O que há a dizer, Steve Jobs é um gênio!
  
Obama

Mesmo conseguindo ser o primeiro presidente negro num dos países mais rascistas do mundo, seu desempenho foi incrivelmente decepcionante. (Eu já sabia que isso ia acontecer, ele prometeu demais!).

Dilma Rousseff

A exemplo de seu antescessor, Lulinha, que foi primeiro sindicalista a ser presidente do Brasil, a Dilma foi a primeira mulher a ser presidente de um dos países mais machistas da América Latina (devo isso admitir), em todo caso, mesmo ela sendo mulher, ela foi macho o suficiente de encarar de frente a corrupção com unhas e dentes.

Primavera Árabe

Isso serviu para que os ocidentais calassem a boca quando fossem falar dos árabes!

Há mais algo para analisar?  

Sei lá talvez o satélite ou criticar o Crepúsculo, não, melhor, deixo isso para vocês...        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...