sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Titoísmo

        Titoísmo é uma corrente marxista na qual surgiu na finada Iugoslávia em que o sistema de governo era encabeçado por eleições rotativas entre as seis repúblicas constituintes da Federação.

       Comandada a cabo pelo líder revolucionário Josip Broz Tito, o titoísmo é caracterizado pela administração de fábricas e fazendas estatais através da autogestão, na qual os funcionários da fábrica elegiam entre si quem tomaria parte da liderança do equipamento fabril.

           Além disso, o titoísmo estabelecia ainda a manuntenção da pequena propriedade privada, mesmo havendo a coletivização dos aparelhos econômicos de grande escala e se tornaria assim um dos pilares do Eurocomunismo. Ainda deve-se lembrar, de que ao contrário dos outros sistemas comunistas, aqui não há perseguição religiosa, aqui o estado não tem religião, mas não se importa se os seus cidadãos a tiverem.
Josip Broz Tito de capote em foto de perfil


        O titoísmo talvez seja a única ideologia comunista com a qual mais me familiriarize (ela e o bukharinismo), pois o stalinismo sem dúvida é um dos sistemas mais repressivos já existentes na face da Terra (não a toa chamado de Totalitarismo de Esquerda) e o trotskismo é fadado ao fracasso desde o seu início.

         Em 1948, a Iugoslávia tornou-se o primeiro país socialista a voltar-se para o bukharinismo. Tito recebeu o algum apoio dos Estados Unidos. Desde então, as teorias titoístas infiltraram-se na maior parte dos países da Europa do Leste.
Você acredita nisso? Tito é cara à esquerda, Churchill é o cara do centro e  o futuro primeiro-ministro Eden é o cara tirando a cartola. Foto de quanto Churchill ainda era Primeiro Ministro inglês em Londres.

          A Iugoslávia titoísta refutou qualquer ideia de dominação estrangeira por parte de Moscou, fazendo assim a Iugoslávia não participar da Cortina de  Ferro e fazer com que Tito se tornasse persona non grata de Stálin.
Encontro entre Tito e Stálin, os dois terminariam de odiando no final. Stálin mandara espiões matar Tito, que em resposta escreveu, puto da vida: "Stálin, Pare de mandar assassino para me matar. Já apanhamos cinco, um deles com uma bomba, outro com um fuzil[...] Se isto não parar, vou mandar um homem a Moscou e não será necessário mandar um segundo". Foto do encontro entre os dois em Moscou,  Molotov é o comissário de Relações Exteriores que aparece na foto à la Himmler, Stálin está com uma cara de bunda no centro e Tito está com um olhar de ódio no extremo canto direito.

         Os iugoslavos puderam fazer isso unicamente por terem tido o valor moral de terem se libertado do jugo nazista sem qualquer apoio tanto dos Aliados quanto do Exército Vermelho.

       Tito sabia desde o início o que significava ser submisso a Moscou, ele mesmo já fora agente do Komintern quando jovem, e não desejava, sem sombra de dúvida que seu país virasse um satélite soviético. Assim, Tito iniciou um movimento socialista desvincilhado do modelo da Revolução Russa ou Chinesa, ele aderira em parte às ideias do finado teórico russo Nikolai Bukharin (que foi fuzilado durante os Expurgos de Moscou), que ditava um modelo socialista que admitia uma pequena propriedade privada (com comércios pequenos, padarias, mercadinhos), porções agrícolas de pequeno porte, para o sustento a população campesina em comunhão com grandes fábricas e fazendas estatais.
Bukharin, em foto, podia ser feio de doer, mas como Lênin dizia: "O téorico da Revolução", ele tinha as ideias mais humanistas dentre os líderes da Revolução. Fez parte do Primeiro Politburo Soviético (Conselho de Governo),  era amigo pessoal de Lênin, e por final o pupilo de Lenin, ele liderou a tomada de Moscou pelos bolcheviques, idealizou a NEP,  defendeu os camponeses até o resto de sua vida, foi ele também (embora digam que foi Stálin) que redigiu a Constituição Soviética de 1936, a mais democrática da época. Morreu fuzilado em 1938, pelas mãos do NKVD, num julgamento falso, por ordem do próprio Stálin (que por sinal fora amigo dele, mas mandou-o para morte por achar que estivesse envolvido no suícidio de sua esposa e oficialmente, por ser "membro de uma conspiração anti-soviética que mandou matar Kirov e tentar matar os demais líderes soviéticos". Escreveu ele certa vez: Koba (Stálin), porque precisa que eu morra?

“As ideias e as políticas de estilo bukhariniano voltaram a estar em relevo. Na Iugoslávia, Hungria, Polônia e Checoslováquia, reformadores comunistas advogam o socialismo de mercado, uma planificação e um crescimento econômico equilibrados, um desenvolvimento evolucionista, a paz civil, um setor agrícola misto e da aceitação do pluralismo social e cultural no quadro de um Estado de partido único.” (L’Affaire Bukharine, Blanc et Kaisergrüber, pp. 11 e 16).

        Essa proposta se espalhou pelo continente europeu socialista, mas não fora muito bem recebida pelo Partido Comunista da URSS, tanto que as repressões à Hungria, à Tchecoslováquia (Primavera de Praga) e  à Polônia, são diretamente proporcionais ao temor soviético de que seus Estados-satélite se tornassem outras Iugoslávias.
Preste atenção! Note que a Iugoslávia nunca participou da Cortina de Ferro!


        Alguns advogam que o sistema titoísta só teve êxito com o apoio maciço dos EUA (tanto que a Iugoslávia recebeu ajuda do Plano Marshall), talvez nesse caso estejam certos, mas os demais países da Europa, como Noruega, Finlândia, Suécia e Dinamarqua usam até hoje uma proposta semelhante (o eurocomunismo)  e são os maiores representantes da Renascença Socialista.

        Alguns dizem que o titoísmo se baseia em ideias nacionalistas para se manter no poder, em alguns casos sim, mas não é o nacionalismo do tipo "francês" ou "inglês" é o nacionalismo de todos os povos que ali residem, como "Latino-americanos", "asiáticos", "africanos", o excesso de um tipo danoso de nacionalismo do tipo "sérvio", "croata", "eslovênio", fez com que implodisse aquele país em uma sangrenta guerra civil nos anos 90.
Tudo isso já foi a Iugoslávia


       Dizer que não houveram crimes nesse sistema seria estupidez, houveram sim. O melhor amigo de Tito, Djilas, falou mal do Partido Comunista da Iugoslávia (PCI) e se tornou um dissidente, Tito rapidamente o mandou para o Goli Otok (o campo de prisioneiros políticos), embora não seja nada comparado ao Gulag ou ao Campo de Concentração, continua a ser uma atitude desmedida.

     Por que falo sobre isso? Isso é para mostrar que o socialismo em si tem várias correntes, não é essa coisa engessada no castrismo, no stalinismo, ou maíosmo, ou essa coisa utópica como é o trotkismo, o fourierismo, e outros. O socialismo iugoslavo da Era Tito, pode não ter sido a coisa mais perfeita do mundo,  mas uniu seis republicas diferentes, totalmente diferentes, algumas inimigas das outras, em prol de uma causa que presava o bem coletivo e isso ainda perdurou por quase 35 anos, até que Tito morreu em 1980, e tudo deixou de ser o que era e pessoal começou a se matar na Separação da Iugoslávia (em muito se deve colocar a culpa em um maníaco homicida e genocida como Milosevic).

       Esse é o sistema no qual acredito, esse é o sistema socialista no qual sonho todos os dias. Uma nação, onde exista um aparelho estatal que cuide de sua população, não permitindo que aja pobreza a alguns (e que não aja grandes riquezas para outros), uma Nação onde preze-se a saúde, a educação e o trabalho (não essa coisa assistencialista que é o lulismo e o dilmismo), uma nação que ainda permita que os seus cidadãos tenham a sua liberdade de religião, de credo, e que não sejam diferenciados por isso, uma nação onde possa ainda haver uma conciliação entre propriedade estatal e pequena propriedade privada. Uma nação em que haja eleições para o controle das fábricas estatais. Tudo nisso acredito, ainda acredito ainda, em uma nação que ainda permita a liberdade de expressão, o direito ao voto e outros direitos.

           Não sou um democrata, não no sentido no qual vocês acreditam, sou um democrata socialista, o que é uma coisa diferente, eu sou a favor de uma democracia em que os homens tenham oportunidades iguais, em que não haja pobreza para nenhum de seus filhos, em que não haja a acumulação excessiva de riquezas, em que haja justiça, temperança, amor mútuo, espiríto coletivo, uma nação onde haja saúde e educação de qualidade. Uma oportunidade do cidadão livre poder dormir em seu leito, sabendo que está seguro. É por isso que me aproximo do titoísmo.

3 comentários:

  1. Olá! Ótimo texto. Ultimamente venho me interessando bastante pelo titoísmo, e acho que é o socialismo com eficiência prática, e o mais humanista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karl foi um prazer te apresentar a vertente titoísta, ao contrário do marxismo-leninismo clássico, ou mesmo do trotskismo, o titoísmo tem por pilar não somente a prática revolucionária, mas o bem estar do homem. É uma noção muito particular se você olha que o socialismo iugoslavo foi construído a partir do zero conforme as tensões nacionais existentes, mas o tecido da sociedade iugoslava funcionava conforme a sua legitimação de sociedade igualitária.

      Eu acredito que você deveria ler em todo caso os artigos de Nikolai Bukharin, teórico da revolução russa, e pai da NEP, são questões interessantes sobre a sociedade, a construção da economia e da ciência para o novo homem socialista se tornar mais humano e fiel aos preceitos caros do marxismo.

      Em todo caso, agradeço imensamente a sua leitura e fique a vontade para novos questionamentos, o meu prazer é debater sobre essas coisas de forma desinteressada.

      Excluir
  2. Embora eu discorde do socialismo em todas as suas vertentes, vi no Titoísmo um lampejo de justiça social, principalmente pela liberdade concedida aos religiosos e a admissão de propriedades privadas, mesmo que limitadas. O problema maior não está tanto nos sistemas de governo, mas nas motivações egoístas dos que almejam o poder. No entanto, quando o estado interfere na capacidade de alguém legalmente bem sucedido poder acumular bens, a liberdade de merito, que todos poderiam ter, já se torna cerceada e o sistema democrático tende a falhar. Imagine o empreendedor nato, o negociante nato, pessoas com potenciais de crescimento sufocadas por uma limitação...poderiam deixar o país caso se sentissem insatisfeitos? Geralmente, o acumulador que não colabora generosamente com a sociedade, já deva ter conseguido seus bens por meios ilegais ou até mesmo em conluio com os próprios governantes, como costuma acontecer em países capitalistas. A falta de uma instrução sobre humanitarismo que deveria ser incentivada nas escolas e igrejas bem como líderes bem intencionados poderiam resolver tais problemas, ao meu ver, ou seja, a raiz de tudo está na falta de generosidade humana, seja ela inerente ou adquirida. Mas gostei do texto e das informações sobre o Titoísmo, valeu!

    ResponderExcluir

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...