Porque "a beleza existe em tudo - tanto no bem como no mal. Mas somente os artistas e poetas sabem encontrá-la." porque "a beleza é, no meu entender, uma onipresença da morte e do encanto, uma risonha melancolia que discernimos em todas as coisas da Natureza e da existência, essa comunhão mística que sente o poeta... algo assim como um raio de sol dourado e poeira que esvoaça, ou como uma rosa caída na sarjeta".
Agora, me desvencilhando da ideia lirica de beleza... O que torna uma pessoa bela ou feia?
O rosto? As orelhas? O corpo? O dinheiro? (WHAT!) A postura? Os maneirismo? A educação? O caráter? (a cada dia tenho provas de que isso não vale nada)
Não, não é isso (embora ajude), o que define o que é belo é primariamente o padrão da época. Dúvida?
Já foi padrão (esse padrão até que não era ruim) |
Na era Vitoriana, as moças com seios preponderantes, quadris largos, e cachinhos, eram as musas (as quais, provavelmente, seu tataravô, ou trisavô homenageava), em todo o caso...
Ingrid Bergman (quem não se lembra dela em Casablanca?) |
Com a ascensão do cinema, isso só cresceu... Agora, as musas eram as grandes mocinhas do cinema, Paulette Goddard, Ingrid Bergman, Gracie Kelly e não demorou para caírem no imaginário masculino (pomba, mas elas ainda são gatas, nas fotos da época).
Que Pin-up! Vai me dizer que não gosta! |
A mulher com curvas, cara de donzela, tornou-se tão forte no imaginário popular que até surgiram os pin-ups (que foram amplamente utilizados nas aeronaves da Força Aérea Americana, para divertirem os aviadores)...
E assim a coisa se desenvolveu...
Não, não foi só assim...
O padrão de beleza é muito mais antigo que isso.
Alguém lembra da relação áurea, o negócio da matemática e geometria helenas que dispunha que tudo a sua frente tinha uma relação de proporcionalidade, ditada por: (Meu Deus! Eu virei historiador pra não ver mais cálculo na minha vida!)
Na qual descobre-se que (não vou dar toda a resolução, se você quiser, se vire e vai calcular!)
Esse número é que estabelece a relação com a qual um retângulo fica certinho, que uma estrela de Davi não fique torta, ou que o rosto se torne áureo.
Para tanto, o rosto é áureo, a partir que são levadas em consideração as proporções das distâncias o nariz a orelha, da boca a ponta do nariz, do queixo à boca, o tamanho do nariz em si, o tamanho da boca, dos olhos, do queixo.... (posso enumerar em um bucado de coisas, mas no final percebemos, que acaba sendo verdade.
O que difere ela da sua avó de 89 anos? Além do fato dela ser mais jovem, ter dentes, não ter rugas e nem pelancas, Gisele Bündchen tem o rosto mais áureo do planeta (até agora). |
Você ainda acha que isso é um conto da carochinha? Então faça a prova, verifique essas partes e veja se não seguem uma proporção:
- A altura do corpo humano e a medida do umbigo até o chão.
- A altura do crânio e a medida da mandíbula até o alto da cabeça.
- A medida da cintura até a cabeça e o tamanho do tórax.
- A medida do ombro à ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo.
- O tamanho dos dedos e a medida da dobra central até a ponta.
Concha do caramujo Nautilus – A proporção em que cresce o raio do interior da concha desta espécie de caramujo. Este molusco bombeia gás para dentro de sua concha repleta de câmaras para poder regular a profundidade de sua flutuação. Obs.: até hoje não se encontrou nenhum caramujo Nautilus que comprove essa afirmação amplamente difundida!
O homem vitruviano (Da Vinci), mesmo sendo o maior representante da proporção áurea, Da Vinci sacaneou o cara ao desenhar uma coisa tão pequena! |
Aplicações nas artes
Artes visuais
A proporção áurea foi muito usada na arte, em obras como O Nascimento de Vênus, quadro de Botticelli, em que Afrodite está na proporção áurea. (que por sinal, não só o quadro em si é bonito, mas a figura!)O nascimento de Venus (ela é incrivelmente gostosa, mas se você conhece mitologia, sabe que seu nascimento não foi tão bonito assim) |
Na história da arte renascentista, a perfeição da beleza em quadros foi bastante explorada com base nessa constante. Vários pintores e escultores lançaram mão das possibilidades que a proporção lhes dava para retratar a realidade com mais perfeição.
Só é a pintura que nunca sei pra onde está olhando, mas peraí, Na União Soviética, a pintura olha Você!!! |
A Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, utiliza o número áureo nas relações entre seu tronco e cabeça, e também entre os elementos do rosto.
Literatura
- Na literatura, o número de ouro encontra sua aplicação mais notável no poema épico grego Ilíada, de Homero, que narra os acontecimentos dos últimos dias da Guerra de Tróia. Quem o ler notará que a proporção entre as estrofes maiores e as menores dá um número próximo a 1,618, o número de ouro.
- Luís de Camões na sua obra Os Lusíadas, colocou a chegada à Índia no ponto que divide a obra na razão de ouro.
- Virgílio em sua obra Eneida, construiu a razão áurea com as estrofes maiores e menores.
Música
O número de ouro está presente nas famosas sinfonias Sinfonia n.º 5 e a Sinfonia n.º 9, de Ludwig van Beethoven, e em outras diversas obras.Cinema
O diretor russo Sergei Eisenstein se utilizou do número φ no filme O Encouraçado Potemkin para marcar os inícios de cenas importantes da trama, medindo a razão pelo tamanho das fitas de película.Objetos atuais
Atualmente, essa proporção ainda é muito usada. Ao padronizar internacionalmente algumas medidas usadas em nosso dia-a-dia, os projetistas procuraram "respeitar" a proporção divina. A razão entre o comprimento e a largura de um cartão de crédito, alguns livros, jornais, uma foto revelada, entre outros.Arquitetura
Lógico! A arquitetura é movida por isso, desde o Parthenon até as obras de Niermeyer em Brasília.
O supro representante. |
Eu não estou quereno dizer só com isso que a beleza é fundamentada pela proporção áurea... Pois nem sempre é. As vezes o que é belo para um, é repulsivo para outro, também é uma questão e gosto.
Ainda não podemos esquecer do papel da moda nisso... Como por exemplo, nos anos 60, quem era a musa, top da top da mídia, era a Sophia Loren , hoje, talvez seja a Katy Perry.
O que essa redação tenta mostrar é que mesmo sendo a beleza sendo algo apreciável de se ver (bota apreciável nisso), não devemos esquecer dos valores que devem estar ligados a ela, um deles é o carater (Isso não existe, camarada), não, tem que existir.
Eu afirmo, nós nos esquecemos do caráter das pessoas, apenas olhamos para as cascas (afinal, somos humanos), e pessoas desprezíveis acabam suplantando pessoas honestas e simpáticas. (vide Paris Hilton e Naomi Campbell todos os dias parecem suplantar os "normais" com sua beleza, fazendo o que quiser, além, é claro, elas tem dinheiro).
Eu não estou dizendo para você largar mão do conceito de beleza, nada disso, isso seria loucura, até eu mesmo uso no dia a dia. Mas você não deve só se prender a isso, você deve ver o comportamento da pessoa, o carisma, se você sente algo por ela (eu diria amor, mas sei lá, o amor anda tão desvalorizado, que não há espaço para neorromânticos como eu) e se você ainda pode ter a pessoa, se é isso que deseja (se você tiver dinheiro e um carro, já tem quase três passos a frente).
Para colorir o artigo
Ah! Katy, Katy, um dia caso com você (só sonhando!) |
Quem não tem Katy, vai de ruiva (na verdade, as ruivas seriam minha primeira escolha, mas a Katy Pery não é ruiva, então...) |
Com uma aeromoça dessas, a aviação iria lucrar rios de dinheiro |
"The world is mine" |
Diversão bucólica |
Com uma dessa, eu entrava na Marinha fácil, fácil |
Outra ruiva, para deixar o post mais vermelho |
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