terça-feira, 20 de setembro de 2011

Conceito de beleza

Eu posso não saber o que é verdade (afinal, o que é verdade?), posso não saber o que é História (imaginem vocês que no meu primeiro dia, no curso de História, na primeira aula de Introdução de Estudo da História eu acabei traumatizado, sem saber o que é História!), mas posso tentar esboçar o conceito e beleza.

Porque "a beleza existe em tudo - tanto no bem como no mal. Mas somente os artistas e poetas sabem encontrá-la." porque "a beleza é, no meu entender, uma onipresença da morte e do encanto, uma risonha melancolia que discernimos em todas as coisas da Natureza e da existência, essa comunhão mística que sente o poeta... algo assim como um raio de sol dourado e poeira que esvoaça, ou como uma rosa caída na sarjeta".

Agora, me desvencilhando da ideia lirica de beleza... O que torna uma pessoa bela ou feia?

O rosto? As orelhas? O corpo? O dinheiro? (WHAT!) A postura? Os maneirismo? A educação? O caráter? (a cada dia tenho provas de que isso não vale nada)

Não, não é isso (embora ajude), o que define o que é belo é primariamente o padrão da época. Dúvida?
Já foi padrão (esse padrão até que não era ruim)

Na era Vitoriana, as moças com seios preponderantes, quadris largos, e cachinhos, eram as musas (as quais, provavelmente, seu tataravô, ou trisavô homenageava), em todo o caso...
Ingrid Bergman (quem não se lembra dela em Casablanca?)

Com  a ascensão do cinema, isso só cresceu... Agora, as musas eram as grandes mocinhas do cinema, Paulette Goddard, Ingrid Bergman, Gracie Kelly e não demorou para caírem no imaginário masculino (pomba, mas elas ainda são gatas, nas fotos da época).
Que Pin-up! Vai me dizer que não gosta!

A mulher com curvas, cara de donzela, tornou-se tão forte no imaginário popular que até surgiram os pin-ups (que foram amplamente utilizados nas aeronaves da Força Aérea Americana, para divertirem os aviadores)...

E assim a coisa se desenvolveu...

Não, não foi só assim...

O padrão de beleza é muito mais antigo que isso.

Alguém lembra da relação áurea, o negócio da matemática e geometria helenas que dispunha que tudo a sua frente tinha uma relação de proporcionalidade, ditada por:   (Meu Deus! Eu virei historiador pra não ver mais cálculo na minha vida!)

Na qual descobre-se que (não vou dar toda a resolução, se você quiser, se vire e vai calcular!)

\phi = \frac{1 + \sqrt{5}}{2} \approx 1.618\,033\,989\,



Esse número é que estabelece a relação com a qual um retângulo fica certinho, que uma estrela de Davi não fique torta, ou que o rosto se torne  áureo.


Para tanto, o rosto é áureo, a partir que são levadas em consideração as proporções das distâncias o nariz a orelha, da boca a ponta do nariz, do queixo à boca, o tamanho do nariz em si, o tamanho da boca, dos olhos, do queixo.... (posso enumerar em um bucado de coisas, mas no final percebemos, que acaba sendo verdade.

O que difere ela  da sua avó de 89 anos? Além do fato dela ser mais jovem, ter dentes, não ter rugas e nem pelancas, Gisele Bündchen tem o rosto mais áureo do planeta (até agora).


Você ainda acha que isso é um conto da carochinha? Então faça a prova, verifique essas partes e veja se não seguem uma proporção:

  • A altura do corpo humano e a medida do umbigo até o chão.
  • A altura do crânio e a medida da mandíbula até o alto da cabeça.
  • A medida da cintura até a cabeça e o tamanho do tórax.
  • A medida do ombro à ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo.
  • O tamanho dos dedos e a medida da dobra central até a ponta.
E não precisa só ser homem e coisa feita pelo homem para isso; População de abelhas – A proporção entre abelhas fêmeas e machos em qualquer colméia. 

Concha do caramujo Nautilus – A proporção em que cresce o raio do interior da concha desta espécie de caramujo. Este molusco bombeia gás para dentro de sua concha repleta de câmaras para poder regular a profundidade de sua flutuação. Obs.: até hoje não se encontrou nenhum caramujo Nautilus que comprove essa afirmação amplamente difundida!
O homem vitruviano (Da Vinci), mesmo sendo o maior representante da proporção áurea, Da Vinci sacaneou o cara ao desenhar uma coisa tão pequena!

 Aplicações nas artes

Artes visuais

A proporção áurea foi muito usada na arte, em obras como O Nascimento de Vênus, quadro de Botticelli, em que Afrodite está na proporção áurea. (que por sinal, não só o quadro em si é bonito, mas a figura!)
La nascita di Venere (Botticelli).jpg
O nascimento de Venus (ela é incrivelmente gostosa, mas se você conhece mitologia, sabe que seu nascimento não foi tão bonito assim)


Na história da arte renascentista, a perfeição da beleza em quadros foi bastante explorada com base nessa constante. Vários pintores e escultores lançaram mão das possibilidades que a proporção lhes dava para retratar a realidade com mais perfeição.
Mona Lisa, by Leonardo da Vinci, from C2RMF retouched.jpg
Só é a pintura que nunca sei pra onde está olhando, mas peraí, Na União Soviética, a pintura olha Você!!!

A Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, utiliza o número áureo nas relações entre seu tronco e cabeça, e também entre os elementos do rosto.

Literatura

  • Na literatura, o número de ouro encontra sua aplicação mais notável no poema épico grego Ilíada, de Homero, que narra os acontecimentos dos últimos dias da Guerra de Tróia. Quem o ler notará que a proporção entre as estrofes maiores e as menores dá um número próximo a 1,618, o número de ouro.
  • Luís de Camões na sua obra Os Lusíadas, colocou a chegada à Índia no ponto que divide a obra na razão de ouro.
  • Virgílio em sua obra Eneida, construiu a razão áurea com as estrofes maiores e menores.

Música

O número de ouro está presente nas famosas sinfonias Sinfonia n.º 5 e a Sinfonia n.º 9, de Ludwig van Beethoven, e em outras diversas obras.

Cinema

O diretor russo Sergei Eisenstein se utilizou do número φ no filme O Encouraçado Potemkin para marcar os inícios de cenas importantes da trama, medindo a razão pelo tamanho das fitas de película.

Objetos atuais

Atualmente, essa proporção ainda é muito usada. Ao padronizar internacionalmente algumas medidas usadas em nosso dia-a-dia, os projetistas procuraram "respeitar" a proporção divina. A razão entre o comprimento e a largura de um cartão de crédito, alguns livros, jornais, uma foto revelada, entre outros.


Arquitetura

Lógico! A arquitetura é  movida por isso, desde o Parthenon até as obras de Niermeyer em Brasília.

Ficheiro:ParthenonRekonstruktion.jpg
O supro representante.

Eu não estou quereno dizer só com isso que a beleza é fundamentada pela proporção áurea... Pois nem sempre é. As vezes o que é belo para um, é repulsivo para outro, também é uma questão e gosto.

Ainda não podemos esquecer do papel da moda nisso... Como por exemplo, nos anos 60, quem era a musa, top da top da mídia, era a Sophia Loren , hoje, talvez seja a Katy Perry.




O que essa redação tenta mostrar é que mesmo sendo a beleza sendo algo apreciável de se ver (bota apreciável nisso), não devemos esquecer dos valores que devem estar ligados a ela, um deles é o carater (Isso não existe, camarada), não, tem que existir.


Eu afirmo, nós nos esquecemos do caráter das pessoas, apenas olhamos para as cascas (afinal, somos humanos), e pessoas desprezíveis acabam suplantando pessoas honestas e simpáticas. (vide Paris Hilton e Naomi Campbell todos os dias parecem suplantar os "normais" com sua beleza, fazendo o que quiser, além, é claro, elas tem dinheiro).




Eu não estou dizendo para você largar mão do conceito de beleza, nada disso, isso seria loucura, até eu mesmo uso no dia a dia. Mas você não deve só se prender a isso, você deve ver o comportamento da pessoa, o carisma, se você sente algo por ela (eu diria amor, mas sei lá, o amor anda tão desvalorizado, que não há espaço para neorromânticos como eu) e se você ainda pode ter a pessoa, se é isso que deseja (se você tiver dinheiro e um carro, já tem quase três passos a frente).






Para colorir o artigo
Ah! Katy, Katy, um dia caso com você (só sonhando!)
Quem não tem Katy, vai de ruiva (na verdade, as ruivas seriam minha primeira escolha, mas a Katy Pery não é ruiva, então...)
Com uma aeromoça dessas, a aviação iria lucrar rios de dinheiro
"The world is mine"
Diversão bucólica
Com uma dessa, eu entrava na Marinha fácil, fácil
Outra ruiva, para deixar o post mais vermelho
PS: Após tanta ruiva num mesmo post, o autor viu-se consumir por uma tonalidade rubra em seus sonhos que achou mais viável deixar de escrever o post e vagar pela cidade em busca de sua musa de inspiração (ruiva, é claro!)












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...