domingo, 26 de fevereiro de 2012

Um dia de fevereiro

        O dia 26 de fevereiro, embora quase ninguém se recorde, foi sem dúvida um dos dias mais importantes da História do Mundo.


        Isso visto que, no minímo três ações de relevância histórica importante aconteceram no mesmo dia...



Reconquista de Poder


       Impulsionado por um golpe deslanchado por forças leais, o grão comandante francês, Napoleão Bonaparte consegue fugir numa fuga alucinante da Ilha de Elba no arquipelago toscano (Itália) para a França, para reassentar o seu governo.

        Separado da esposa e do filho e sabendo de rumores de que ele iria ser banido para uma ilha remota no meio do Oceano Atlântico, Napoleão escapa de Elba e acaba  aportando em Golfe-Juan, na França, dois dias depois.

Napoleão

       Napoleão, o então líder francês com maior honrarias até então, foi interceptado pelo 5º Regimento.

       E sozinho, sem grande número de homens, ao estilo dele mesmo, Napoleão encarou toda a tropa sozinho, desmontou de seu cavalo e, quando encontrou-se sob a linha de fogo, gritou:

 "Aqui estou eu! Matem seu imperador, se assim o quiserem!"

      Em vez de ser fuzilado, como se esperava, os soldados se mantiveram leais a Napoleão, e sob gritos de: "Vive L'Empereur! (Viva o Imperador!), marcharam com Napoleão até Paris, fazendo com que Luís XVIII se borrasse de novo de medo e fugisse para o exílio.

        Logo após a isso, Napoleão  reconquista o poder na França iniciando assim o Governo dos Cem Dias.

         A Europa coligada retoma sua luta contra o Exército francês. Napoleão entra na Bélgica em junho de 1815, mas é derrotado por uma coligação anglo-prussiana na Batalha de Waterloo e abdica pela segunda vez, pondo fim ao Império Napoleônico. Mas a expansão dos ideais iluministas continuou.

       Logo após a isso, os rumores de Napoleão se confirmaram quando enfim foi mandado para a ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, entre o Brasil e a África, onde morreu no exílio.


O buldogue raivoso


     Descendo de seu Rolls-Royce preto, trajando a sua fina casaca e fumando seu famoso charutão, o primeiro-ministro inglês, uma figura enigmática e carismática, com feições já enrugadas, e um maxilar tão agressivo que se parecia com um buldogue, caminhou até as escadarias da  Câmara dos Comuns, em Londres para fazer um pronunciamento.

     Costumeiramente, Churchill começou com um de seus discursos melosos de oitenta mil horas, que sempre proferia antes de fazer um anúncio realmente importante,  isso deixava entediados todos os jovens políticos londrinos.

     Churchill já era um político da velha guarda, e nessa altura, já estava perdendo um pouco a sua capacidade política, fora um político importante ao seu país na Segunda Guerra Mundial, tão importante, que acabou perdendo para Clemente Atlee, dos trabalhistas, no final da guerra, quando se preparava para ir a Postdam encontrar-se com Stálin e Truman.
Churchill


     Churchill sempre foi deixado de fora dos pontos máximos das discussões entre Stálin e Roosevelt, mas com Truman, com Truman foi diferente; ele era ouvido de perto por aquele líder que todos consideravam tosco politicamente, e diz a lenda que foi Churchill que muito influenciou, junto com  reacionários americanos com Edgar Hoover, para que Truman deflagrasse com Stálin a Guerra Fria.

     Churchill sempre foi deixado de fora porque a Inglaterra não era mais uma potência econômica ou militar, não tinha mais um grande papel na Segunda Guerra Mundial, embora continuasse lutando (com apoio maciço americano), a Inglaterra estava mais preocupada com a perda de suas colônias.



      O ponto máximo disso foi a independência da Índia, que foi diversas vezes suprimida (Churchill teve um grande papel para suprimir o poder de Mahatma Gandhi), e Churchill certa vez declarara que a Segunda Guerra Mundial era uma "guerra desnecessária" (não que ele estivesse do lado dos alemães).

      Mas naquele dia, 26 de fevereiro de 1952, aquele pronunciamento de Churchill iria mudar tudo, afinal de contas, a Guerra Fria havia começado, e o Reino Unido não queria ficar de fora.

      O primeiro-ministro do Reino Unido ao témino de seu pronunciamento anuncia que seu país possui a bomba atómica, a Inglaterra estava agora no Campo da Guerra Nuclear, tal como a União Soviética e os Estados Unidos.


O Congresso do Partido

      Realiza-se em sessão especial o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, o novo secretário do Partido  Nikita Khrushchov, depois de uma luta sucessória com Béria e Malenkov pelo poder da União Soviética, logo após a morte de Stálin, organizou os delegados para fazer um pronunciamento em 1956.

        Khrushchov, assustando a todos os velhos estalinistas de renome com seu célebre discurso secreto, denunciou as violências, os expurgos e as limitações à liberdade impostas pelo regime de Stalin, seu predecessor.

Ficheiro:Nikita Khruchchev Colour.jpg
Kruschov, o cara macho para tirar a fama de Stálin


       Durante a sessão a portas fechadas, no último dia do congresso, Kruschev criticou asperamente a política stalinista, denunciando o culto de personalidade e uma série de crimes cometidos por ele e seus colaboradores. O discurso chocou os delegados presentes, que depois de anos de propaganda estavam convencidos da grandeza de Stalin.

     Era o início da desestalinização que marcaria a Era Kruschov na União Soviética, em todo caso, apesar disso tudo, as propostas de Nikita Kruschov foram jogadas meio de lado, quando ele foi deposto por um golpe militar comandado por um de seus asseclas, Leonid Brejnev e morreu em prisão domiliciar em Moscou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...