sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Suliko

Eu estava procurando o túmulo da minha amada,
Eu não podia ver! .. Perdido! ..
Sem amor o meu coração estava pesado e chorei à noite -
"Onde está você, minha Suliko?"

Notei que o mato cresceu,
Uma rosa solitária estava florescendo
Meu coração batia forte, eu tinha que perguntar:
"Você não está Suliko?"

Um rouxinol escondeu-se com a respiração suspensa
Nos ramos de rosa espinhenta
Suavemente, então, perguntei-lhe se ele era o único,
se ele tinha alguma notícia de Suliko

O rouxinol levantou a cabeça
E cantou uma música alta e clara para as estrelas
Nos seus olhos havia um brilho realizado, e inclinou a cabeça
Como se me dissesse: "Sim, sim, eu sei onde está Suliko!"

Como um sinal de consentimento
Inclinando-se ligeiramente para baixo,
Orvalho — Pérola do conto celestial,
Derramando como lágrima no chão


Uma estrela estava nos iluminando,
raios saiam dela,
e perguntei-lhe despreocupadamente:
“Você  não está com Suliko?”


Confirmação deu com cintilantes,
Raios tristes,
Enquanto no ouvido sussurrava,
Idêntica brisa que me alegra


"Você é o que você está procurando,
É final da procura!
Tenha um dia doce agora
E boa noite!”

Eu escuto canções do rouxinol
Sinto o cheiro do perfume daquela rosa selvagem
Eu vejo as estrelas, e o que sinto, em seguida,
Nenhuma palavra poderia descrever!

Ah, a vida tem sentido, mais uma vez agora!
Noite e dia, eu tenho esperança
Eu não perdi você, minha Suliko
Vou voltar sempre para você, agora que eu sei onde você descansa.




         Outra canção georgiana tradicional, completamente linda de se ouvir; Suliko, literalmente quer dizer "Alma" em georgiano, no período da Segunda Guerra Mundial era muito tocada na rádio soviética, através de intervenção direta de Stálin, que adorava pessoalmente essa música; a música foi então traduzida para o russo, depois para o polonês, alemão, lituano, armênio, inglês e agora para o português.

Um comentário:

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...