sábado, 25 de fevereiro de 2012

O Homem de Aço (fotos especiais)

Os meus profundos amigos sabem que eu tenho uma fixação quase inconsciente no ex-líder soviético, Iossif Stálin, não que eu seja estalinista, estou muito longe disso, mas Stálin era realmente uma pessoa cativante pessoalmente.

   Stalin entrava no Palácio Talmarida do Kremlin às 10h00 pontualmente, com sua túnica do Partido totalmente surrada e o seu inseparável quepe e subia com o auge da sua forma física as escadarias em direção à sua sala no Segundo Andar (que é atualmente usada pelo presidente russo Vladimir Putin), o seu escritório sempre austério, por vezes foi comparado à uma estação de trem de segunda linha, por não ter grandes luxos e sim uma mobília simples.

     Nisso ele ficava das 10h00 às 04h00 da manhã do outro dia... Isso era comum no Kremlin.

   O que não são comuns, são as fotos a seguir do líder soviético. São fotos dos momentos de descontração, ou  mesmo são de fato desconhecidas por alguns.

Clássica foto, Stálin nos seus tempos revolucionários

      Essa foto, logo acima, foi tirada por volta de 1905, talvez antes, nessa, Stálin, parecendo um galã de novela mexicana, com a barba decentemente aparada e o cabelo desagrelhado, usava um cachecou quadriculado azul/branco e um terno totalmente puído.

      Stálin, nesse período, era um agitador de greves, um líder terrorista que roubava bancos para financiar o Partido Bolchevique e ainda encontrava tempo para recitar poesia e flertar com algumas camaradas revolucionárias.

Foto da prisão de Stálin
        Essa fotografia datada já por volta dos anos de 1910, mostra o então revolucionário Djugashvili em trajes pitorescos até para si, usando camisa de colarinho duro, sobretudo e chapéu fedora, Stálin foi preso por atividades revolucionárias e mandado para o exílio na Sibéria em 1912.

 

       Uma das poucas fotos de Stálin e Lênin juntos (visivelmente photoshopada), Stálin vem visitar o então líder soviético (Vladimir Lênin) em Gorky para ver o seu estado de saúde, nesse encontro Lênin discutiu com Stálin sobre a crescente postura do Secretário-Geral em afastá-lo da política.

Stálin num momento de descontração

       Essa é uma fotografia do já líder soviético, em suas férias, em Sochi (Rússia), nesse momento de descontração o líder soviético sorridentemente brinca com a câmera, como normalmente fazia quando estava em férias com sua família. Stálin adorava passar as férias na sua dacha em Sochi e sair para pescar, ou mesmo para caçar e se tratar nas imensas águas termais de suas doenças (tal como a artrite).



          Outro hobby do Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética, Iossif Stálin, a leitura; Conta a lenda que Stálin era tão viciado por livros que chegava a mesmo a felicitar pessoalmente os escritores soviéticos quando terminava de ler suas obras. A lenda continua, diz-se que Stálin lia em uma semana 12 livros! Isso é quatro vezes a média do que o brasileiro lê em um ano!

       Não a toa que a biblioteca de Stálin (adquirida com anos de experiência, heranças de camaradas mortos ou mesmo expropriações) era uma das maiores que se tem notícia, só comparável com a de Hitler (que em parte acabou indo para o líder soviético como espólio de guerra).

Fotos coloridas


         Essas duas fotos, das conferências de Yalta e de Postdam são das poucas imagens coloridas do líder soviético.
Os Três Grandes

      Nessa foto, Roosevelt, visivelmente doente, senta-se ao lado de Churchul que fumava um charuto cubano, e parece estar desconfortável, e Stálin totalmente firme em sua cadeira com as suas tradicionais botas e o seu quepe. Logo atrás, vê-se de quepe azul-claro com tiras vermelhas, agentes do NKVD designados para a proteção dos três.


Postdam

Harry Truman e Iossif Stálin


     Essa foto na verdade não corresponde muito a realidade, Stálin ignorava Truman completamente, a quem via um político totalmente tosco e sem qualquer carisma e prestígio político, talvez porque, quando senador, Truman defendeu que se deixasse os alemães e soviéticos se matassem em luta escarniçada, ajudando sempre o lado que estivesse em desvantagem.

    Truman, apesar que digam que não, iniciou a Guerra Fria ao repudiar o jeito Roosevelt de fazer política (sempre muito democrático) e ter praticamente insultado o Comissário das Relações Exteriores, Viatcheslav Molotov, na Conferência de São Francisco, que abriria os trabalhos das Nações Unidas.

    Se acham que Stálin é assassino deviam também ver o que Truman fez com o Japão ao autorizar a Bomba Atômica (que Stálin, a pessoa talvez mais insensível do mundo, achou desnecessário). Truman não fica muito atrás de Stálin.



       É claro, não podia faltar também a cena final desse show de horrores, o Funeral de Iossif Stalin, em Moscou.

     Todos os músicos e floristas de Moscou foram convocados para participarem do funeral em homenagem ao líder soviético... A multidão que reuniu-se em fila pelo Kremlin, cortando toda a Praça Vermelha, impediu que o músico, Serguei Prokofiev (que deu o azar de morrer no mesmo dia de Stálin), fosse levado pelo serviço funerário por três dias... Apodrecendo assim o seu corpo em seu apartamento próximo à Praça Vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...