sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Elogio ao ateísmo

          O ateísmo, sem  dúvida, é uma das concepções filosóficas que mais crescem de uns tempos para cá, e eu não o culpo, afinal de contas, o ateísmo se torna sedutor quando presenciamos todos os dias casos de intolerância religiosa, padres pedófilos, pastores duvidosos e outras ações no mínimo ações suspeitas por parte das religiões como um todo.
        
           Assim faço um esboço de alguns pontos interessantes acerca do ateísmo:

  1. O ateísmo pré-estabelece que você não precisa seguir dogmas arbitrários se você não quiser, contanto que siga um em especial, não acreditar em Deus!
  2. No ateísmo não existem rituais de conversão, necessidades de se reunir a cada semana para debater o ateísmo com pessoas que você não conviria nem morto, num lugar abafado, com mais quinhentas pesssoas em pé de baixo de um altar; Se você é ateu, você é simplesmente ateu, você não precisa dar provas do seu ateísmo;
  3. No ateísmo não há necessidade de gastar vultuosas somas de dinheiro para financiar uma atividade religiosa, tão menos gastar o seu tempo em procissões que você consideraria ser extremamente chatas, afinal, você pode fazer com os seu dinheiro e com o seu tempo o que quiser!
  4. Para os patrões: Não existem feriados religiosos para os ateus, assim, espera-se que eles não se sintam ofendidos em trabalhar em dias religiosos, como a Páscoa!
  5. Os ateus não se prendem a modelos e feriados religiosos... Comem aquela picanha sangrando, escorrendo em sangue, na Páscoa, não gastam qualquer dinheiro em ceia de Natal... Sabem que Papai Noel é uma jogada comercial da Coca-Cola, e que presentes só enriquecem o comércio a vender a preços altos os seus produtos nessa época.
  6. Não se prendem a uma moral imposta, eles mesmo constroem o seu arcabouço moral, não se prendendo nessa dicotomia de Bem e Mal.
  7. Ateus têm menos risco de terem filhos molestados por padres pedófilos;
  8. Ateus conseguem encontrar com maior facilidade falhas de discurso nas palavras de um pastor ou padrte, mas mais que isso, têm maior senso crítico para com as passagens da Bíblia;
  9. Ateus não se matam por diferenças religiosas (normalmente), afinal de contas, se é ateu, você é ateu e ponto.
  10. O supro elogio: O ateu é um individuo respeitável, pois ele acredita fielmente na não-existência de um indivíduo de outra ordem, enquanto muitos ditos religiosos às vezes duvidam nas suas crenças, mas o ateu é fiel às suas ideias, mesmo havendo provas que existem coisas que transcendem o universo concreto das coisas.

     Isso é uma prova de que estou me tornando ateu? Claro que não, mas isso mostra que muitos comportamentos ditos "corretos", acabam sendo transcendidos se formos ver por outro ponto de vista filosófico, a única questão que me separa do pensamento ateísta é ainda acreditar em um único Deus (e não num maluco à cara do Inri Cristo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...