domingo, 5 de fevereiro de 2012

Heróis sem casaca






        Heroísmo: Palavra de origem grega, que remete a ideia de virtude excepcional própria do herói.
Qualidade do que é heróico. Demonstrada por um arrojo, coragem, magnanimidade, bravura que leva a praticar ações extraordinárias.


       A ideia de heroísmo remete aos primórdios da civilização helena, talvez até antes, em que um herói só tinha seus feitos reconhecidos e seria cantado por um aedo (uma espécie de trovador) para que os feitos não fosssem esquecidos pelos homens. O herói era um exemplo de como um indivíduo devia agir em sua sociedade, devia mostrar grande valia e mostrar que os homens deviam ser honrados e corajosos.

Não, o Brad Pitt não é um herói, Aquiles era.
      Os maiores exemplos desse período são Aquiles, o carinha do calcanhar que morreu na Guerra de Tróia, e o astuto Odisseu, aquele camarada que enfrentou Poseidon e acabou se fudendo escrotalmente pois o deus não deixava ele voltar para casa.






      Admitindo que um herói seja um exemplo, um modelo a seguir, uma pessoa extraordinária, eu me pergunto:







"Como o Pedro Bial tem a coragem de qualificar como "heróis" os participantes do Big Brother Brasil?"
Acreditem, esse foi o mesmo cara que um dia foi um jornalista importante que chegou a cobrir a Queda do Muro de Berlim e o fim da CCCP, mas hoje se limitou a ser apresentador de reality show.



        Que contribuições essas pessoas trazem a sociedade? Por acaso eles descobriram a cura do câncer? Não eles não descobriram. Por acaso eles promoveram a paz mundial? Não, tampouco. Por acaso eles trouxeram a  irmandande e a igualdade a todos em uma sociedade desigual como a nossa? Decerto que não, na maioria são todos playboys arrogantes e esteriótipos de patricinhas.

Bando de inúteis!

        Eles agem sujo, eles brigam entre si, eles xingam, cometem estupros (sim, nessa edição do Big Brother Brasil teve isso), então, qual é o exemplo que esses palermas dão?

       Eles dão o exemplo de como o ser humano pode ser sujo, podre e preguiçoso, pois sequer dedicam-se a um trabalho ou a um hobby, pois afinal de contas, ficam 3 meses em confinamento, desfrutando do bom e do melhor numa mansão, e ao final disso, recebem um prêmio de 1 milhão e meio de reais (Algo próximo a um milhão de doláres, eu não estou a par das cotações).

       Seria um prêmio à estupidez, por certo digo que sim... Pois as pessoas inúteis são priveligiadas nesse programa enquanto as pessoas laborantes, pensantes sequer são reconhecidas na sociedade. Nunca ouvi tanta gente falar de Big Brother Brasil como hoje.

       Mas quem se lembra dos verdadeiros heróis? Os indivíduos que levam nos ombros tudo na sociedade para fazer o nosso país girar?

      Os professores que são humilhados nas escolas, que dedicam-se ao máximo a ensinar alguma coisa a alunos desinteressados e bagunceiros, mas são tristonhamente agredidos, não só pelos alunos, mas pelo próprio governo, com os seus irrisórios salários (O salário médio de um professor no Brasil é algo próximo a US$ 1.500).
Está é a realidade da educação, nada de Ipads, quadros virtuais, ou mesmo computadores.

       E quanto aos médicos, escusado será dizer que normalmente um médico não tem vida social, mas chegamos ao absurdo, um médico no Brasil tem uma das cargas trabalhistas mais pesadas no Mundo, em alguns casos chega a trabalhar 12 a 16 horas/ dia, e muitos, sequer aguentam e acabam se rendendo às drogas para ficarem acordados. Imaginem um bocado de doutores House rondando por aí... Bem é Brasil, e o salário também não é grande coisa (perto de US$ 2.500).
Vai por mim, nossos médicos  não são nem famosos, nem ricos!


      E quanto aos operários da construção cívil que se arriscam todos os dias para desenvolver nos braços o trabalho nas obras, construindo magníficos edifícios em tempos absurdos e sequer tendo equipamentos de segurança a seu dispor.
Geralmente são assim as obras, sem qualquer proteção.

     E os bombeiros que salvam vidas com o espiríto de verdadeiros salvadores, que são presos quando reclamam de seus irrisórios salários, mas quando alguém se vê em perigo, prontamente correm ao socorro.


     E os poucos cientistas ainda idealistas, que tentam a todo custo mudar o país, mas recebem os mais baixos salários científicos do Mundo, e por vezes sequer ganham royalties de suas patentes, como o carinha que inventou o identificador de chamadas.

     Mas não, glorifica-se estúpidos, preguiçosos, inúteis, que são hoje comparados a heróis, enquanto os verdadeiros heróis são esquecidos pela sociedade.


Victor foi duramente espancado por um bando de jovens desocupados que queriam bater num mendigo, coisa que Victor impediu, mas acabou apanhando por isso.
     Tal como o caso do camarada que salvou um morador de rua de um ataque selvagem promovido por alguns adolescentes da classe média alta, um ataque covarde e foi brutalmente espancado até ficar em coma, enquanto os agressores seguem impunes por seus crimes.

     O Brasil é assim, se os outros glorificam o meu país, pois vão à frente, mas conto-lhes que o Brasil não é esse conto de fadas que vocês pensam: Político aqui rouba na cara dura, polícia aqui rouba na cara dura, espanca trabalhador e protege senador, bandido aqui rouba e rouba mesmo, roubando até a sua vida, a educação parva est, a desinformação impera, a corrupção se tornou normal ao nosso povo, tal como o medo aos americanos, sempre queremos levar vantagens, e os verdadeiros heróis são verdadeiramente esquecidos por nossa sociedade.
Não, o Brasil não é só mulheres dançando o carnaval na praia de Copacabana, nem todos aqui gostam de carnaval


       Heróis são pessoas que dão a vida numa causa em que acreditam, que dedicam-se ao máximo a salvar outros de ações truculentas e desmedidas. Heróis são aqueles que cuidam por nós que se dedicam a nos ensinar, a nos ouvir, a refletir, a melhorar nossas vidas. Heróis são aqueles que protegem nossas vidas, esses são heróis, homens de valor, mulheres de valor, que estão dispostas a dar a vida para que possam tornar um o mundo um lugar maior.

         Heróis de Stalingrado, Heróis das fábricas, Heróis do campo, Heróis da ciência, Heróis da educação, simplesmente heróis, esses devem ser lembrados, e não os pseudo-heróis que julgam ser dessa classe elevada de homens de valia. Aos pseudo-heróis digo: "Fodam-se, nós não precisamos de vocês!"
Heróis foram os camaradas que morreram em Stalingrado














Heróis são os que se dedicam no campo para nos dar de comer.
São os que produzem luxos os quais necessitamos















 
         Trabalhadores, vós que sóis heróis, não eles!

Os verdadeiros heróis, os heróis sem casaca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...