O que difere uma Democracia de uma Ditadura?
![]() |
O que difere o buldogue inglês do montanhês cheio de varíola? Além da ideologia, da língua e do país. |
Essa questão parece ser fácil, mas não é... O que é uma Ditadura?
Ditadura é um sistema de governo em que o cidadão não pode votar em seu governante sequer para se representar?
Mas se for assim? Então o sistema britânico de governo cai em desgraça quanto a isso... Afinal, há na Inglaterra alguém que eleja o Primeiro-Ministro que não seja o Parlamento? Não é voto direto.
Na Inglaterra é o Parlamento que tem força para escolher o Primeiro-Ministro |
"Mas é que o sistema é diferente, os cidadãos podem escolher os seus deputados para representá-los", mas se isso for mostra de Democracia, então a União Soviética era uma Democracia! (Muitos pensam que não haviam eleições na União Soviética, isso é um erro comum, os cidadãos, filiados ao Partido, ou não, muitas vezes, decidiam quais candidatos a representantes no sistema legislativo eram mais viáveis a si, é claro que os candidatos tinham que ser filiados ao Partido Comunista. Desses representantes, surgia uma eleição dentre os delegados e a partir dela se escolhia quem comandaria o Alto Escalão Soviético)
Percebem o quanto que tenho dificuldade para explicar o que é Democracia de Ditadura...
"Ditadura é um Estado repressivo que visa reduzir os direitos dos homens através da força, da tortura", se for assim, os Estados Unidos na Era Bush eram uma Ditadura (sabemos, que não era).
![]() |
Será? |
"Ditadura é um governo que se baseia num período maior que um mandato e que não tem perspectivas de passar o poder à oposição". Se for assim, a era FDR nos Estados Unidos seria encarada como Ditadura (afinal, Roosevelt foi eleito em quatro mandatos consecultivos).
FDR discursando em cartum ("Eles perguntaram por isso... e eles terão isso!") |
"O estabelecimento de uma ditadura se dá via um golpe de estado enquanto a democracia se baseia em eleições gerais", essa concepção é mais falha, pois devemos recordar que Hitler, mesmo tendo tentado dar o Golpe de Estado no Pusch de Munique por volta dos anos de 1920, ele só ascendeu o seu poder na Alemanha através das linhas democráticas que se estabeleceram na República de Weimar.
Logo da campanha de Adolfinho, que viado! |
"A ditadura se baseia na repressão à liberdade de expressão". Não é o que vemos hoje ocorrer nas numerosas repúblicas da Europa agora? Uma extensa repressão, com o uso de forças policiais e das Forças Militares para conterem os manifestantes enraivecidos, não é isso que se viu na Ocupação de Wall Street?
"Democracias são sistemas que possuem legislações trabalhistas e que possuem proibições ao Trabalho Escravo". Ditaduras socialista também têm isso, e se formos sermos bem literais, se considerarmos essa ótica, a Grécia Antiga não era uma Democracia, assim como os Estados Unidos antes de Lincoln.
"Democracias visam respeitar o bem do indivíduo por si só". Onde? As democracias não são assim. Essa é a concepção semi-simplista e totalmente ingênua, o bem do indivíduo é sempre levado em consideração por último diante ao bem coletivo. Eu posso não querer me alistar nas Forças Armadas, ou mesmo a votar, mas quanto a isso não sou respeitado, pois sou obrigado pelo Estado a fazer isso.
Percebem como é difícil...
"Ditaduras matam, democracias julgam", nem sempre, democracias também matam sumariamente indivíduos para se manterem no poder.
"Ditaduras são excludentes, democracias são amplas", uma palavra: Apartheid.
Eu queria realmente pensar como Abraham Lincoln:
Democracy: government of the people, by the people, for the people
("A democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo")
Mas não é assim, a democracia é governo dos dominadores sobre os dominados, é um logo que tenta esconder as imperfeições da sociedade burguesa que tanto propaga que todos os homens são iguais, mas pouco faz quanto a isso.
Mas vejo mais como Saint-John Perse:
"A democracia, mais do que qualquer outro regime, exige o exercício da autoridade".
(La Démocratie, plus qu’aucun autre régime, exige l’exercice de l’autorité)
Autoridade essa que demanda poder, poder esse que por vezes é dado por violência... Agora, o que é Democracia?
Um tipo-ideal, uma abstração que pouco se fez para conclui-la. A real democracia só virá quando os homens passarem a ter os mesmos direitos e deveres, terem as mesmas condições de ensino, saúde e trabalhistas, terem total direito ao voto e o total respeito às suas crenças, filosofias e seus direitos.
É por isso que acredito numa democracia socialista, ao contrário do modelo falho da social-democracia, a qual não deva se embasar primariamente na força e repressão, mas na tentantiva da maior compreensão dos indivíduos entre si nessa sociedade a qual vivemos.
muito bo mano serio muito bom
ResponderExcluirObrigado, agradeço a sua leitura. Estou ensaiando alguns artigos sobre a democracia e o caráter legítimo ou não do seu domínio sobre a sua própria população. O voto não necessariamente define as instituições democráticas, às vezes é só um mecanismo de manutenção do status quo.
Excluir