sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Confissão amorosa de um trovador


Sob o gélido vento do Norte
À luz da estrela da noite
Canta ela a ode

Ao frio congélido
À esquife da chuva
Detenho-me à porta
Admirando a beleza

Que singeleza!
Canta ela à varanda
A pequena ciranda
De amor tomada

Enquanto tiro a luva
Por impulso movido
A voz compelido
Pus-me a dizer

“Doce donzela
A quem Deus zela
Mostra-me o canto
Que move a cidadela”

Delicada como macela
Olha a doce magricela
A minha tristonha mazela
E a mim tutela:

“Gentil e bondoso senhor,
À chuva é bom ouvidor
Escuta-me o clamor
Tão cheio de amor”

Endireito a lapela
E dei uma sacudidela
E com extrema cautela
Dei uma olhadela

“A de olhos glaucos donzela
A mim canta a estrela
Que lhe brilha na janela
Às noites turvas vela”

Aquela beleza singela
Daquela pequena cidadela
Dá-me uma bela olhadela

“A ti canto a querela
De tanto a aquarela
Tenta pintar bela
A simples dor singela”

“Minha querida
Rima doce mais bela
Não hei mais fazer, minha donzela

À pequena janela
Observo de longe a donzela
Que emana a doce macela
A esta mínima cidadela

Minha querida
De olhos glaucos, sois bela
Tal qual a voz me rebela
Em tálamo a pedirei da janela

Enlace em himeneu
Ao grande sofredor como eu
A quem nada deve a Promoteu
Senão a ciência do que tanto sofreu”

“Oh! Gentil e tristonho hebreu
Sob esse escuro breu
Trago do museu o apogeu
Pois meu clamor é seu

O meu tristonho Romeu
Que do longe liceu
Tanto sofreu
Meu coração é só seu”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...