sábado, 8 de outubro de 2011

Fotografias do Front Oriental

Muito nós sabemos da Segunda Guerra através dos manuais ocidentais que supervalorizam o Dia D em detrimento das tão importantes batalhas do Front Oriental, de fato, as Batalhas do Front Oriental tiveram um papel muito mais decisivo do que o simples desembarque na Normandia. Elas levaram ao todo 22 milhões de cidadãos soviéticos numa das mais sangrentas e escarniçadas lutas de toda a história das guerras.

Oficial Soviético segurando nos braços um busto arrancado de Hitler
Mas existe outra fonte para a absorção de conhecimentos históricos que se desvencilha um pouco dos manuais, a fotografia, tal como no Dia , em que Robert Capa teve papel decisivo no registro documental das batalhas, no front oriental, muito material a cerca das batalhas também foi produzido através da fotografia.

A fotografia tem um papel excencial quanto ao front Oriental, porque ela também servia de papel ideológico na luta contra o fascismo. Além disso, para quem viu o post O transformador da realidade, entenderá e saberá que os métodos de edição de fotografias eram demasiadamente avançados para a época.

O Capitão Vassili Zaytsev mostrando sua Mosin
Nagaya na Batalha de Stalingrado( está muito longe de ser o Jude Law)
Em todo caso, seguem aqui algumas fotografias do Front Oriental.
Os moscovitas escutam atentamente o pronunciamento de Molotov  (Comissário de Relações Exteriores) no primeiro dia de guerra, 22 de junho de 1941


Fotografia do Herói da União Soviética Boris Safonov
          O Departamento de Propaganda dava muita ênfase aos Herois da URSS em virtude deles acabarem servindo de exemplo para a população comum, como por exemplo o aviador  Boris Safonov.

Outra fotografia de Boris Safonov
Um Sturmovikh em um prédio na Batalha de Budapeste
Fotografia da Aviação soviética em ação (com os seus Stumovikhs)


















Sem dúvida uma das brilhantes idéias dos fotografos de propaganda, mostrar a total destruição das cidades e a carnificina da guerra aos cidadãos a fim de angariar assim mais apoio da população local na cruzada contra as tropas do Wermarcht. Como por exemplo a Fonte Barmaley...


Fonte Barmaley em Stalingrado, essa fotografia mostra a total banalidade da inocência na carnificina em Stalingrado


Outras fotografias de igual destaque no front oriental...

Marinha Vermelha no cerco a Sebastopol




A franco-atiradora Lisa Mironova em Novorossiysk, 1943.
"Tanque e circo", essa fotografia do 1° Front Bielorusso mostra o apreço dos soviéticos pela arte circense, tanto que em torno da apresentação (que se realiza em cima de um T-34) os soldados observam atentos a tudo isso.

A tão clássica Bandeira no Reichstag, essa fotografia é um pouco polêmica, porque no original, aparecia ao fundo um soldado, na versão original o soldado deixava aparecer um relógio que tinha acabado de furtar como espólio de guerra, e o Departamento de Fotografias achou que isso não era uma boa e editou a fotografia.
O desfile da Vitória de 9 de maio de 1945, com o fotografo aparecendo na foto
A Parada do Dia da Vitória (1° Front Ucraniano aqui representado)
Originalmente essa era uma fotografia do Desfile da Vitória que se realizou na Praça Vermelha em 9 de maio de 1945, mas acabou se tornando uma pintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...