sábado, 22 de outubro de 2011

Os mosqueteiros de Troisville

     Eu confesso que tive uma certa surpresa ao ver alguns trechos do novo filme Os Três Mosqueteiros. Eu esperava encontrar um valente e ousado D'Artagnan e os três heróicos mosqueteiros do Rei, Athos, Porthos e Aramis em posturas de capa e espada, mas não foi isso que encontrei...

    Talvez possam me julgar ultrapassado, mas eu ainda sou acostumado com a ideia de D'Artagnan ter saído da longíqua província da Gasconha com o seu cavalo amarelo, em direção a Paris, para se tornar um Mosqueteiro do Rei, e se subordinar ao senhor de Troisville (Treville), amigo de seu pai.
Essa é a Gasconha para os leigos.

 Foi exatamente o que eu vi, mas não foi no modelo que Alexandre Dumas enumerou em Os Três Mosqueteiros (talvez seja esse o motivo do meu estranhamento, eu li na íntegra o livro).

O que eu vi foi um D'Artagnan semi-atrapalhado que pouco heroísmo ostentava que rapidamente é derrotado pelo Duque de Rochefort.

Não era esse D'Artagnan que eu imaginava...

Pelo menos eles acertaram na escolha da Milla Jovovich como a Condessa de Winter, a Milady, ficou um papel bem sensual que combinou bem com ela.

Não vi tanta força no senhor de Troiville, o rei Luis XIII foi retratado como bobo e a Ana da Áustria por pouco não foi retratada como... Melhor ficar calado.

Eu esperava um pouco mais... O filme tá mais uma comédia trágico-cômica do que um filme de aventura, acho que essa foi a intenção...
Que decepção!
O Cardeu Richelieu era para ser um pessoa totalmente ardilosa, um pouco maligna, que sempre queria pegar no pé do Dartagnan, HAHA, até parece que foi assim...

Minha esperança talvez sejam os efeitos especiais em 3D do Cerco de La Rochelle ou a morte do Duque de Buckingham, por que nisso eu digo, os efeitos são insuperáveis, mas são só efeitos...

É a mesma história do filme Jumper, mal tem um enredo apresentável, mas é cheio de efeitos especiais... Bem, não é bem o caso, Os Três Mosqueteiros pelo menos tem enredo.
Outro filme decepcionante.

Eu estou criticando, mas não é que eu tenha achado o filme ruim, filme ruim é Transformers, eu só achei que ele podia ser um pouco mais desenvolvido.

Sem comentários

O diretor não é ruim, mas também não é um inovador, sei lá, como Eisenstein, Orson Welles, e dificilmente chegará ao nível Spielberg de apresentação e carisma.

Em resumo, Os Três Mosqueteiros é aquele filme tipo B que você vê nas matinês de sábado quando não tem nada para fazer ou aquele tipo de filme que você compra ingressos para assistir outro filme mais adulto em outra sala, ou mesmo é aquele filme que você passa 90% dando os amassos na sua namorada sem sequer prestar atenção...
Nota: Cintilantes B flamejantes...

Era para ser um filme fodástico, virou filme mediano...

Nunca vai chegar a ser um Indiana Jones da vida.
Indiana Jones 3: Last Crusade Wallpapers
Era para ser tipo B, virou tipo AB ou A
É claro que é um filme divertido, nas cenas, como passatempo, mas filme construtivo é pouco provável. Parece que essa está sendo a tendência dos filmes atuais, dar muito efeito especial, dar quase nenhum nexo do enredo, e não ter uma única mensagem importante... O cinema hoje, de 2005 para cá, está muito artificial e comercial.

Eu coloquei de 2005 para cá, pois a gente tem que levar em consideração que nós tivemos nessa década Circulo de Fogo (Enemy at Gates), O senhor dos Anéis, Xmen: Origens, Wolverinne (o único que achei decente da saga Xmen) e outros; Mas em si, o cinema de Hollywood vem perdendo muito espaço na minha visão, tem ficado muito vazio.

Hoje os filmes americanos priorizam muito efeitos especiais, sangue (filmes com morte são legais, mas quando têm contexto, como Operação Valquíria (Die Walkyrie)) e sexo (parece que estamos vendo pornografia ao vivo e não bem filme de família)... Quando não tem isso é filme infantil...

Não é a toa que os videogames estão crescendo tanto... Eles têm a distribuição visual tão boa ou melhor que a dos filmes, a atuação é excelente, o enredo é bem desenvolvido e possuem até a narração de atores de Hollywood (como Gary Oldman em Call of Duty: World at War e Call of Duty: Black Ops).

É, acredite, quem faz a narração de Reznov no Call of Duty é o Gary Oldman!


É claro que não são todos os filmes... A série Batman é ainda insuperável, sem dúvida os melhores filmes do Homem Morcego são os de agora... (Senão colocarem o Robin no último, a série vai ser perfeita; O Robin deixa o Batman gay...).

O que falo dos filmes made in America não vale por exemplo aos filmes feitos na Europa (que continuam com uma qualidade altíssima), no Brasil ( O Tropa de Elite parece o filme Swat melhorado), ou na Rússia (A Mosfilm, por mais que não acreditem, vêm com uns filmes de peso, como Leningrado).


Quanto ao filme dos Três Mosqueteiros, reforço:

Eu esperava mais... Em todo caso a gente assiste para ver a Milla Jovovich atuando.

Não era bem atuando que eu queria ver a Milla... Peraí esse cartaz está em russo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...