quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Série trivialidades #2

  1. Sabia que o rei Leônidas, o rei fodão de Esparta, proferiu uma das mais famosas frases da História. Xerxes, rei dos persas ameaçou: "Minhas flechas serão tão numerosas que obscurecerão a luz do Sol". Leônidas, que contava com apenas 300 soldados, os 300 de Esparta, respondeu: "Tanto melhor, combateremos à sombra!". 
  2. Sabia que antes da desagregação da Iugoslávia, ela tinha  tinha 17 comunidades étno-religiosas?
  3. Sabia que a barba do rei Luís VII provocou guerra entre entre França e Inglaterra? Em 1152, Leonor, mulher de Luís VII, rei da França, brigou com ele, sob pretexto de que o rei raspara a barba. Divorciada, casou-se com Henrique II, rei da Inglaterra. Luís VII não gostou, principalmente porque lhe foi exigida a devolução do dote e declarou guerra ao rival britânico. O conflito passou à História como a Guerra da Barba.
  4. Que o Rei Hannibal, Aníbal, de Cartago, derrotou os romanos em uma batalha naval, lançando contra os trirremes romanos potes de barro cheios de cobras venenosas. O pânico pôs os marinheiros romanos em fuga. 
  5. Que a lenda de bom estrategista militar e bom enxadrezista é furada? Napoleão Bonaparte, gênio no campo de batalha, era jogador medíocre e desonesto no xadrez. Ao sentir-se derrotado, fazia lances ilegais, que os adversários não tinham coragem de contestar, temerosos de represálias.

    6. Que eu estava sem ideias, aí fiz esse post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...