quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Diferenças entre Ditadura e Democracia



          O que difere uma Democracia de uma Ditadura?

O que difere o buldogue inglês do montanhês cheio de varíola? Além da ideologia, da língua e do país.

         Essa questão parece ser fácil, mas não é... O que é uma Ditadura?

          Ditadura é um sistema de governo em que o cidadão não pode votar em seu governante sequer para se representar?

          Mas se for assim? Então o sistema britânico de governo cai em desgraça quanto a isso... Afinal, há na Inglaterra alguém que eleja o Primeiro-Ministro que não seja o Parlamento? Não é voto direto.
Na Inglaterra é o Parlamento que tem força para escolher o Primeiro-Ministro


         "Mas é que o sistema é diferente, os cidadãos podem escolher os seus deputados para representá-los", mas se isso for mostra de Democracia, então a União Soviética era uma Democracia! (Muitos pensam que não haviam eleições na União Soviética, isso é um erro comum, os cidadãos, filiados ao Partido, ou não, muitas vezes, decidiam quais candidatos a representantes no sistema legislativo eram mais viáveis a si, é claro que os candidatos tinham que ser filiados ao Partido Comunista. Desses representantes, surgia uma eleição dentre os delegados e a partir dela se escolhia quem comandaria o Alto Escalão Soviético)

          Percebem o quanto que tenho dificuldade para explicar o que é Democracia de Ditadura...

          "Ditadura é um Estado repressivo que visa reduzir os direitos dos homens através da força, da tortura", se for assim, os Estados Unidos na Era Bush eram uma Ditadura (sabemos, que não era).
Será?

         "Ditadura é um governo que se baseia num período maior que um mandato e que não tem perspectivas de passar o poder à oposição". Se for assim, a era FDR nos Estados Unidos seria encarada como Ditadura (afinal, Roosevelt foi eleito em quatro mandatos consecultivos).

FDR discursando em cartum ("Eles perguntaram por isso... e eles terão isso!")

        "O estabelecimento de uma ditadura  se dá via um golpe de estado enquanto a democracia se baseia em eleições gerais", essa concepção é mais falha, pois devemos recordar que Hitler, mesmo tendo tentado dar o Golpe de Estado no Pusch de Munique por volta dos anos de 1920, ele só ascendeu o seu poder na Alemanha através das linhas democráticas que se estabeleceram na República de Weimar.

Logo da campanha de Adolfinho, que viado!


         "A ditadura se baseia na repressão à liberdade de expressão". Não é o que vemos hoje ocorrer nas numerosas repúblicas da Europa agora? Uma extensa repressão, com o uso de forças policiais e das Forças Militares para conterem os manifestantes enraivecidos, não é isso que se viu na Ocupação de Wall Street?

          "Democracias são sistemas que possuem legislações trabalhistas e que possuem proibições ao Trabalho Escravo". Ditaduras socialista também têm isso, e se formos sermos bem literais, se considerarmos essa ótica, a Grécia Antiga não era uma Democracia, assim como os Estados Unidos antes de Lincoln.

         "Democracias visam respeitar o bem do indivíduo por si só". Onde? As democracias não são assim. Essa é a concepção semi-simplista e totalmente ingênua, o bem do indivíduo é sempre levado em consideração por último diante ao bem coletivo. Eu posso não querer me alistar nas Forças Armadas, ou mesmo a votar, mas quanto a isso não sou respeitado, pois sou obrigado pelo Estado a fazer isso.

         Percebem como é difícil...

         "Ditaduras matam, democracias julgam", nem sempre, democracias também matam sumariamente indivíduos para se manterem no poder.

          "Ditaduras são excludentes, democracias são amplas", uma palavra: Apartheid.

           Eu queria realmente pensar como Abraham Lincoln:  
Democracy: government of the people, by the people, for the people
("A democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo")

           Mas não é assim, a democracia é governo dos dominadores sobre os dominados, é um logo que tenta esconder as imperfeições da sociedade burguesa que tanto propaga que todos os homens são iguais, mas pouco faz quanto a isso.


         Mas vejo mais como Saint-John Perse:


"A democracia, mais do que qualquer outro regime, exige o exercício da autoridade".
(La Démocratie, plus qu’aucun autre régime, exige l’exercice de l’autorité)

           Autoridade essa que demanda poder, poder esse que por vezes é dado por violência... Agora, o que é Democracia?


            Um tipo-ideal, uma abstração que pouco se fez para conclui-la. A real democracia só virá quando os homens passarem a ter os mesmos direitos e deveres, terem as mesmas condições de ensino, saúde e trabalhistas, terem total direito ao voto e o total respeito às suas crenças, filosofias e seus direitos.


          É por isso que acredito numa democracia socialista, ao contrário do modelo falho da social-democracia, a qual não deva se embasar primariamente na força e repressão, mas na tentantiva da maior compreensão dos indivíduos entre si nessa sociedade a qual vivemos.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado, agradeço a sua leitura. Estou ensaiando alguns artigos sobre a democracia e o caráter legítimo ou não do seu domínio sobre a sua própria população. O voto não necessariamente define as instituições democráticas, às vezes é só um mecanismo de manutenção do status quo.

      Excluir

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...