quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O Encouraçado Potemkin



         Ao mar aberto um gigante cruzador traçava as águas escuras do Mar Negro rumo à Terra Natal, podia-se ver de longe o longo rastro de fumaça expelida pelas caldeiras, mas não se podia perceber a chama revolucionária, até o momento do motim.

            A história que está sendo contada é emocionante: em 1905, marinheiros de um navio do Czar rebelam-se contra a tirania de seus comandantes e assumem o controle do Potemkin. A população de Odessa, uma cidade portuária na Crimeia, Ucrânia, apóia a revolta. As forças repressoras do regime czarista esmagam o movimento com violência desmedida.
O encouraçado Potemkin cruzando o Mar Negro

         Essa é a história do Levante do Encouraçado Potemkin de 1905 que até hoje é lembrada pelos russos com nostalgia. Em 1905, a Rússia czarista estava em guerra no Extremo Oriente contra o ascendente Japão na tão chamada Guerra Russo-Japonesa, e a frota do mar Negro fora realocada para lutar em favor do Czar no Pacífico, dentre os cruzadores de guerra figurava o mais importante da Rússia, o Encouraçado Potemkin.



         O encouraçado Potemkin era um cruzador de guerra com couraça que fora encomendado pelo Czar Nicolau II à Grã-Bretanha para mostrar a força do Império Russo, demorou quase dois anos para ser construído e quando terminou de se construído logo foi mandado para a guerra.

         Por que essa história é tão especial? Um levante de marinheiros não é nada demais devem pensar. Mas esse levante foi acompanhado de uma série de argumentos revolucionários que ocorreram em 1905. O czarismo já dava mostras de fragilidade, a corrupção e a incompetência de alguns no regime dominavam uma população iletrada de famélicos que todo o dia morriam diante ao frio. Enquanto isso, os Romanov tinham a 11° maior fortuna da época, sem se importarem com o tão sofrido povo russo que era mandado como bala de canhão contra os japoneses. Em março de 1905, um grupo de manifestantes pacificamente fez uma série de pedidos em frente ao Palácio Imperial em São Petersburgo, pediam por paz, por pão, por apoio ao Czar, mas foram recebidos a bala pelos soldados imperiais.


O verdadeiro Afanasy Matushenko
Esse evento que um dia seria chamado de Domingo Sangrento marcaria por inteiro o ano de 1905; houveram greves, motins, manifestações, terrorismos, tudo mostrando a força com que o povo exigia reformas no czarismo, é nesse contexto que surge a Revolução de 1905, o "ensaio revolucionário".





A tentativa de ocupar a Manchúria (China) que determinou o início da Guerra Russo-japonesa, representou um desastre para a já combalida economia russa. Nesse contexto é que encontramos as grandes manifestações da época, como o "Domingo Sangrento", a formação dos sovietes e a revolta dos marinheiros no porto de Odessa.






           Após uma torturante viagem ao redor do mundo para chegar a um porto na China, após uma desastrosa batalha que fora a Batalha de Tsushima, em que os russos perderam,  os marinheiros voltavam para casa com ideias marxistas alimentadas pelos discursos frenéticos de dois marujos, Afanasy Matyushenko e Grigory Vakulinchuk, tiveram ainda que aturar doenças tropicais e uma refeição putrefe de carne estragada.

        Além disso, os marujos ainda eram castigados fisicamente por coisas que hoje seriam impensáveis, como por olhar feio um oficial, por não prestar continência a um superior, por não prestar atenção nas ordens dos superiores em uma primeira vez. Para isso, havia um carrasco na tripulação que realizava os castigos físicos, o Imediato Gilliarovsky, o Primeiro Oficial do Navio.

        Dizia-se que enquanto os marujos comiam carne infestada de verminoses e larvas, o capitão, chamado Golikov, havia desviado o dinheiro da alimentação do navio para construir uma luxuosa casa próximo a um porto conhecido (Sebastopol), isso irritava os marujos.

         Os marujos começaram a recusar a comer a comida dada pelo navio, faziam uma espécie de mercado negro de comida (a comida dada aos marujos era cobrada de seus próprios salários) e logo vieram medidas punitivas para quem não comesse o grude dado aos marujos. Essa revolta parece em muito com a Revolta da Chibata em 1910, talvez tenha a inspirado, em todo o caso o estopim dela ferveu quando o Imediato do navio assassinou um dos líderes do movimento a sangue frio, Vakulinchuk, estava iniciado o Levante do Potemkin.

  
Vakulinchuk em poôster comemorativo



Os marinheiros após lutas sangrentas no navio, tomaram o poder do encouraçado e fuzilaram os seus superiores e decidiram levar sua luta rumo às cidades portuárias da Rússia, como Odessa. Esse fanatismo quase ingênuo era quase uma marca daqueles anos pré-Revolução Russa, mas logo o navio conseguiu atracar em Odessa tendo o apoio quase total da população.








         Contudo, não demorou muito para que as forças  repressivas do czarismo começassem a reprimir desmedidamente os cidadãos que apoiaram o levante e os próprios marinheiros. Os cossacos, uma unidade paramilitar do czarismo, munidos de rifles Mosin Nagant começaram a atirar na indefesa população de Odessa, numa escadaria, numa cena que é lembrada até hoje (Tanto que a escadaria existe até hoje, A Escadaria Potemkinskaia) no cinema.

               O levante do Encouraçado Potemkin acabou sendo sufocado, o navio acabou sendo tomado em uma batalha contra a Esquadra do Mar Negro, muitos marujos conseguiram fugir para a Romênia (um deles conseguiu se encontrar até com Lênin em Londres), mas o líderes acabaram sendo mortos pelo czarismo.
Aí Eisenstein com o seu irmão gêmeo em foto.

           Por que eu estou contando essa história? Por que ela é o enredo principal de um filme que reconhecido como um dos pilares do cinema mundial, e que particularmente é um dos meus favoritos, o Encouraçado Potemkin, de Sergei Eisenstein.

         Eisenstein filmou a película em 1925, em comemoração aos eventos da Revolução de 1905 (já havia acontecido a Revolução Russa), e obviamente o filme é um tanto carregado de material ideológico, em todo caso, ele é um marco por ter trazido cenas que são plagiadas até hoje, como a Cena da Escadaria nos Intocáveis, orquestrações impressionantes e focos cinematográficos inovadores.

Ficheiro:Odessastepsbaby.jpg
Cena do Encouraçado Potemkin.
        A cena marcante do filme inteiro é e sempre será a cena da escadaria de Odessa, em que um carrinho de bebê desliza em meio ao tiroteio da carnificina na Escadaria


        O filme ao mesmo tempo que é um filme politicamente engajado, também é um filme que emociona, que traz tristeza e ainda trás uma mensagem de esperança e luta.


      Se um dia vocês tiverem a chance de assistirem ao filme, mesmo que seja um trecho, assistam, mesmo os efeitos ainda serem rudimentares, é melhor que assistir o lixo comercial que é o Transformers. O Encouraçado Potemkin  mudou o mundo do cinema, assim como mudaram Cidadão Kane, Laranja Mecânica e Charles Chaplin. O Encouraçado Potemkin é baseado num plano-sequência que ficou famoso como Efeito Kuleshov, um quadro de um objeto, somado com outro quadro, forma uma ideia. Exemplo: Arma + Corpo = Morte. E assim vai. O pioneirismo soviético no mundo do cinema nos mostra que existe uma infinidade de cinemas fora de Hollywood e cabe a nós ter o conhecimento do que nos realmente agrada.

       Para saber mais sobre o evento histórico do  Levante do Potemkin, procurem o livro chamado O Encouraçado Potemkin, de Neal Bascomb, para assistirem o filme na integra, procurem com sorte, pois já faz mais de quatro anos que venho procurando ele para comprar. (Na verdade comprei há dois anos atrás, a postagem era de 2011)


Aí o filme completo...


3 comentários:

  1. Muito bom. O filme porém já existe no youtube!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigado, Sandra, na época os canais tinham tirado as cópias do filme porque a Mosfilm tinha os direitos, mas felizmente o copyright acabou;

      Excluir

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...