quinta-feira, 8 de março de 2012

O dia das mulheres

 

Enquanto todos saem correndo em tudo que é canto para comprar flores no Dia das Mulheres, muitos esquecem o significado real do dia 8 de março, um passado de luta e de sofrimento.

       Sim, foram as mulheres as forças propulsoras que  trabalharam em jornadas exaustivas em galpões e fábricas desumanas, tecendo tecidos, operando máquinas de costura por doze horas seguidas, com um ambiente árido e intragável.
        O chão cheirando a fuligem e com ratos brincando com novelos de lã enquanto crianças perigosamente passavam por baixo das máquinas a fim de pegarem tiras de tecido que caiam da tecelagem... O patrão, sempre muito exigente, não permitia que elas conversassem entre si, que tivem mais de dez minutos de parada para o almoço e dava-lhes alguns trocados por dia trabalhado.
      Ao voltarem exaustas para suas casas, ainda tinham que cuidar de seus numerosos filhos, enquanto eram surradas por seus maridos bebâdos que nada mais queriam dinheiro para a bebida, e usá-las a seu bel-prazer.
Nicolau II nunca teria caído sem elas
      Sim, esse é o passado das mulheres.
 
      Como também é o seu passado, as mulheres arrajavam tempo ainda para envolver-se em política, impelir os homens à luta, advogar por causas sociais e  humanistas. Tais exemplos são:

        1) Foi com os protestos e as marchas de mulheres em 8 de março de 1917, em São Petersburgo que a Dinastia Romanov desabou, dando início ao governo Provisório;

          2) Foi com os sentimentos perpetrados pelas mulheres para o fim da Primeira Guerra Mundial contra as hostilidades, que mais e mais os governantes se viam pressionados a acabar com a guerra (mas não de um jeito saudável, é claro);
Senão fosse o seu sofrimento, as leis trabalhistas dificilmente mudariam

         3) Esse dia é terminantemente associado ao desastre da fábrica Triangle Shirtwaist, no qual vitimou centenas de mulheres e crianças em New York, en 1911.
         Não a toa que a Liberdade é retratada como uma mulher, uma figura guerreira que impele os homens à guerra, à luta.
A Grand Liberté
       Mas as mulheres não foram só isso, elas também foram grandes líderes e cientistas:
 
 
1) O que seria de Odisseu sem Penélope e sua insistência para com o seu amor? Penélope podia tê-lo abandonado ao primeiro sinal, e Ulisses nunca mais teria o seu trono.
 
 
2) E Julio César sem Cleopatra para amar (para trair sua esposa, Agripina)?
3) O que seria da Rússia sem Catarina, a Grande que dera o golpe em seu marido, Pedro II, para colocar o Principe Potemkin no poder?  
Potemkin e Catarina
  
4) O que seria de Camões se não tivesse sua amante, a qual morreu afogada, enquanto ele salvava os Lusíadas (bem, melhor tirar essa parte)?
5) O que seria de Agamenon, Troia e afins, se não fosse Helena, que com sua virtude, com seu encanto, compelisse para os homens levantassem em armas e velejassem pelo Egeu a fora?
6) O que seriam dos estudiosos e físicos nucleares sem os estudos quase suícidas de Marie Curie?
Sem Curie, nós não iamos saber nada de Radiação
 
7 ) Peron nunca conseguiria ficar muito mais tempo no poder sem Evita.
 
8) Os romanos nunca seriam contestados sem Boudica.
 
9) Os ingleses nunca seriam derrotados sem Joanna D'Arc

Não foi a toa que Prestes gostou de Olga
10) E o que diria o velho Carlos Prestes, sem sua Olga Benário, a astuta e ousada comunista alemã?
Lenin e Krupskaia
11) E Garibaldi, sem a coragem de Anita?
12) O que seria de Lênin sem Kruspkaia? 
13) E eu sem minha amada?
      Nós homens não somos nada sem as mulheres, porque direta ou indiretamente as mulheres influem no nosso universo, modificam as nossas vidas, cuidam de nós, olham por nís, nos amam como nós somos, tornam nossas vidas cada vez mais estimulantes, e nos fazem esquecer por um instante da selvageria e da guerra.
      São elas que nos emocionam, são elas que nos fazem cantar, escrever poesia, sorrir! São essas pequenas criaturas amáveis que fazem a vida ser essa coisa que é... Confusa, complicada, mas divertida.
      Poderia também aproveitar a oportunidade para atacar o pensamento feminista, mas vamos deixar pra lá, hoje é dia para homenagear as mulheres. (Os homens até hoje sentem um prospecto nebuloso que os faz ressentir do passado quando lembram-se das perseguições às mulheres)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...