quinta-feira, 1 de março de 2012

Especial : Propaganda Soviética (II)

        Durante a Grande Guerra Patriótica (aka. Segunda Guerra Mundial), o governo soviético acabou se especializando em cartuns e folhetos de propaganda anti-nazismo, mas o que mais se destacou foi sem dúvida a produção de animações de propaganda, como "O que Hitler quer!" (What Hitler wants, em inglês)

       "O que Hitler quer" é sem dúvida um das mais divertidas animações de propaganda soviéticas que eu já, não só por seu conteúdo em si, que mostra Hitler como um tolo inconsequente que acaba se dando mal, mas ela mostra também a posição soviética a cerca de alguns elementos que rondavam o imaginário popular no estafante ano de 1941 (o desenho é exatamente dessa época).

       A animação começa, é óbvio, mostrando que Hitler é um assassino suportado pela burguesia que quer escravizar os eslavos a todo custo para isso ele usa espiões infiltrados, sabotadores, para dinamitar a economia soviética (no meio do vídeo), destruindo as linhas de energia, queimando a produção de trigo, ou mesmo tirando parafusos das linhas de trem.

      O vídeo não só mostra isso, como também, mostra o poder soviético sempre "alerta", de modo que Hitler leva rapidamente um golpe de baioneta no estomâgo, mostra ainda o poder da Marinha soviética em repelir os U-boat alemães, retrados aqui como tubarões, que com sua força destroem toda a tropa de tubarões.

     Mas o vídeo também mostra outra coisa, mostra a assinatura (no final) do Tratado Anglo-soviético de Mutal Cooperação que foi assinado semanas depois de Hitler ter invadido a União Soviética, no desenho mesmo, a Inglaterra e a União Soviética são retratados como dois gigantes (sendo a URSS o maior) que estendem os seus braços, um ao outro, em um gesto de amizade, mas Hitler, pequenino e frustrado, tenta a todo custo se equiparar aos soviéticos e aos ingleses, tenta uma, duas vezes e nada... Então decide jogar uma bomba na Inglaterra, mas não consegue, tenta jogar na União Soviética, também não consegue... O pavil continua a consumir-se com o fogo, e Hitler joga a bomba em algum canto do seu Império, formando uma pilha de crânios, na qual ele sobe para ficar na altura dos dois aliados.

      Quando Hitler sobe ele enfim é esmagado com o aperto de mão entre o Reino Unido e a União Soviética.

       "What Hitler Wants", é obviamente um folheto de propaganda que tem algumas coisas que fogem a realidade, como a aliança Anglo-Soviética, que não se representou dessa maneira (mas mostra a esperança do autor para que a aliança entre os dois países significasse isso), porém, mostrava ao povo, a população simples, como proceder ante a ameaça fascista (por isso ele é tão simples), mostra que Hitler quer escravizar a União Soviética, mas que o estado soviético não permitiria isso e o esmagaria, mostra o perigo das atividades de sabotagem, e e claro toda a perfídia deslanchada por Hitler.

       O vídeo a seguir é dividido em quatro partes... Cada uma mostrando os vermes fascistas como os reais inimigos da liberdade soviética (a noção de liberdade para a União Soviética é um tanto diferente da que estamos acostumados, e muito mais da dos liberais) , e em alguns momentos ele pode ser um pouco ofensivo, tanto que alguns indivíduos, ou muito sensíveis, ou muito pró-fascismo, marcaram como ofensivo no Youtube, mas em todo caso, não há nada além de violência de desenho, sem um real derramento de sangue, mas com alusão à violência de Hitler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...