Os trabalhadores se iludiram com a queda do Muro de Berlim tudo melhoria, melhorou, para os capitalistas, agora o proletariado vê-se só para a sua luta, pois afinal, os Partidos Comunistas perderam ou o seu caráter ideológico (PCdoB) ou de sua força política quanto ao operariado (PCB), e hoje o proletariado é seduzido pelo neopopulismo (PT), esse é um problema.
Do outro gume, até os capitalistas estão perdendo algum espaço no mundo, não muito óbvio, mas por exemplo, no Brasil, observamos um crescente recuo da Direita, talvez essa omissão seja porque a Burguesia esteja lucrando rios de dinheiro, sem muitas convulsões sociais, talvez, menos provável, a burguesia sossegou o facho.
Em todo caso o alarmismo impera a Europa e os Estados Unidos, além de Meio Mundo. Agora, os proletários percebem que o capitalismo não é o melhor sistema para si. Reinvidicam direitos, fazem passeatas, mas isso é só resolver questões pontuais, a solução mesmo é criar um novo sistema, um Socialismo diferente de todos os socialismo, o Socialismo do século XXI, que não haja espaço para ditaduras e opressões, e que o povo seja poderoso.
Percebam que o capitalismo não é um sistema econômico baseado em recursos, mas na própria escassez destes, afinal quanto mais faltar, maior vai ser o valor de um produto... Assim, no capitalismo, para o capitalismo sobreviver, necessariamente deve haver desperdício e fome.
Queima de café no Brasil. O governo ordenou a destruição de sacas de café para inflacionar o preço na crise de 29. |
Hoje os investidores e especuladores ficam alarmados... Mas o meu assombro é saber que até mesmo proletários hoje investem em Bolsa de Valores, correm notícias de que alguns membros de classes sociais baixas gastam 50% de seu orçamento familiar em Ações... Pois bem, eu nem devo dizer que isso não é para um trabalhador investir em especulação, mas quando algo acontecer, não diga que não avisei.
Essa é verdade do Capitalismo atual:
Nenhum comentário:
Postar um comentário