domingo, 6 de novembro de 2011

Rede mundial

       É uma lástima que em plena aurora do século XXI eu ainda encontre dificuldades para acessar a internet... Considerando que eu pago para acessar a internet...

       Isso mesmo, eu estou pagando para não usar a minha internet, isso por que estou tendo uma mostra de como é podre o serviço de telefonia e telecomunicações no Brasil... É tudo porquê? Por que assinamos uma companhia que se quer se mostra ao respeito de tentar esclarecer isso...

        Vou explicar em minúncias, pois acho que melhor posso ser compreendido... Há dois dias, dois dias exatamente, venho tentando acessar a internet da minha casa, vocês sabem, para acessar o Facebook, ler o jornal, checar os e-mails, fazer downloads; coisas assim... Quem disse que consigo?
       
        O meu computador unicamente consegue acessar o Google e os sites do Google (foi assim que eu consegui acessar o blog), mas quando é para facebook ou para os jornais, nem a pau, diz que o servidor está ocupado ou sequer está conectado...

         À primeira vez até acreditei, mas depois, passadas duas horas, era demais... O que havia acontecido? Eu não sei, só sei que foi assim.

          Desliguei e religuei o modem umas cinco vezes e nada... Refiz as conexões dos cabos, resultado nulo, verifiquei a fiação para ver se por caso um rato estava roendo o cabo (isso não é impossível), nada!

          Refiz as configurações do meu computador, também não adiantou. Desinstalei meu navegador e reinstalei, quem disse que funcionou? Isso dizia uma coisa... Não era eu, era a operadora!

          Aos que moram no Brasil, compreendem muito bem o qual é sofrível esperar nos Call Centers o atendimento dos telefonistas, que por um acaso do destino parecem querer deixar você cada vez mais irritado... Eu tive uma mostra disso quando fui ligar para a operadora, a tão mal afamada OI, que me dá nojo só de pronunciar o seu nome...

           Foi um acaso do destino: Na época nós tinhamos a opção de três empresas para telefonia e internet, a empresa A, a B e a Brasil Telecom; A empresa A oferecia um mega pacotão de TV, Telefone e Internet, mas o seu serviço era duvidoso; a empresa B oferecia sem dúvida a melhor Internet no Brasil inteiro, tinha velocidades respeitáveis, de 5 a 100 mega, não era cara, mas houve uma certa relutância de meu pai quanto a mudar de operadora de telefone. A Brasil Telecom, ela não tinha um serviço bom, era bem mais cara que a empresa B e só oferecia 1 mega de velocidade de internet (até uma tartaruga parece um foguete perto disso), contudo não precisava mudar de operadora de telefone...

          Tudo bem, não era uma maravilha, mas estava dando para o gasto, o download chegava a 270 Kbps ou mesmo em baixa 100 Kbps, até que... A Brasil Telecom foi vendida!

           MERDA!


            Foi aí que tudo piorou... Uma companhia chamada OI, que tomou o controle de mais de 80% do aparato de telecomunicações fixas (telefone fixo para mim é aquele que ainda tem gancho) do Brasil... Ninguém ali sabia como era seu serviço, todos tinham dúvidas, mas quem disse que nós mudamos de companhia...
            A OI encareceu ainda mais os seus serviços, e por uma sacanagem do destino reduziu nossa velocidade de Internet; Mesmo sendo nominalmente 1 mega, a velocidade de download não passa dos 40kbps (isso é quase um sétimo da velocidade de pico), tenta demasiadamente nos vender pacotes que dizem ser de "graça", mas na verdade nos cobram no futuro...

            Enfim, eu não sei como ainda estamos nessa... Beleza, fui ligar para a telefonia... Depois de ouvir todo o repertório das Árias de Mozart (acho que nunca mais vou querer ouvir Mozart na minha vida de tamanho trauma) naquelas irritantes musiquinhas semi-infantis, ter passado uma hora na linha até ser enfim atendido...

            "Boa Tarde, senhor... Antes de mais nada devo informar que para sua máxima segurança essa ligação está sendo gravada". Isso soou como se fosse uma chantagem, afinal, se eu falasse qualquer coisa que me viesse à cabeça, podia ser processado...

           Eu expliquei o que ocorria, o fato da internet ficar limitada só ao domínio do Google e nada mais... Sabe o que ele fez? Passou a chamada para outro setor...

           Tudo bem, mas precisava me fazer ficar meia hora ouvindo de novo aquela música irritante! Quando chegou o outro atendente, eis que vem a mim falar sobre o acontecido... Cadê que ele sabia de alguma coisa? Ele nem sabia como resolver o problema e passou a chamada para outro setor...

          No meio da Flauta Mágica, a ligação caiu, e eis que percebo, perdi duas horas da minha vida! E obviamente a ligação foi cobrada...

          Maldição! Não foi resolvida  p* nenhuma! Só fiz perder o meu tempo!

         E é isso... Essa é a mostra da falência com que alguns acreditam que empresas inescrupulosas como essas irão fazer a integração digital no Brasil, eu digo, se for para ser assim, quem raios vai querer usar um computador?

          Eu acuso a OI de ter feito isso, porque se não, se não fosse isso, eu teria que acreditar que o Google está fazendo uma conspiração mundial para que todos apenas acessem os seus domínios, o que não é difícil, mas é  pouco provável de acontecer...

         Se algum de vocês, caros leitores, quiserem expor suas experiências com esses serviços, ou mesmo fazer críticas ao meu posicionamento, eu ficaria muito agradecido que se dispusessem a comentar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...