domingo, 27 de novembro de 2011

Pravda

      O que é verdade?

       Definição (Wikipédia):  A palavra verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão. Usos mais antigos abarcavam o sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter. Assim, "a verdade" pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. Esta qualificação implica o imaginário, a realidade e a ficção, questões centrais tanto em antropologia cultural, artes, filosofia e a própria razão. Como não há um consenso entre filósofos e acadêmicos, várias teorias e visões a cerca da verdade existem e continuam sendo debatidas.

        Assim, não definiu coisa nenhum... Afinal, desde quando a Wikipédia é verdade?


        O que é verdade? Alguém sabe me responder?


        Verdade nada mais é que uma abstração... E vou explicar porque:


        O que você considera verdade?
Dizem os relatos que Cesar era careca


         Julio César foi um ditador romano... Verdade

         Julio César foi um defensor da República Romana... Verdade

          Julio César é um jogador de futebol... Verdade (eu não falei de qual Julio que estava falando)




          Sobre as duas primeiras afirmações, alguns dirão que quando uma afirmação é dita como verdadeira, a outra necessariamente tem que ser falsa... Não necessariamente. César tomou sim o poder em Roma, ele tomou completamente plenos poderes na estrutura política de Roma, tanto que Crasso planejou o seu assassinato com os senadores, mas existe uma corrente que diz que César fez isso para defender a República Romana, e que não desejava plenos poderes... E não estão errados os historiadores dessa corrente.

         Afinal de contas é a partir de uma interpretação dos fatos que constituimos uma verdade. Mas isso é diferente de uma Verdade Científica, na qual temos uma amostra experimental que é demostrada várias vezes e a partir disso constroi-se leis e teorias, contudo, se houve, um só um evento, uma única exceção que seja à teoria, a Verdade Científica desaba.

        A Verdade é sem dúvida um plano de aceitação de ideias que podem ser corroboradas com teorias, estudos, análises e documentos,  mas a verdade é originalmente um ponto de vista.

        Tentamos estabelecer uma Verdade Pura (Pravda, como os russos chamam), desvincilhada de teor subjetivo, contendo apenas os fatos... Mas entendemos agora uma coisa, como produzimos uma verdade?

       Através da autópsia( no sentido grego da palavra: "ver com os olhos") de uma situação, mas veja, cada pessoa tem um modo diferente de ver as coisas, o que para um pode ser algo benéfico, para outro pode ser um evento terrivelmente ruim... O que para um pode ser um evento marcante, para outro pode ser nada demais.

        Faça o teste.

         Lembre-se de algum evento da infância, um evento bem marcante, divertido ou não, e vá perguntar a alguém sobre o que aconteceu naquele evento (Mãe e pai não valem, pois eles não vão ser imparciais).

        Quando criança, eu lembro, que minha tia me fez entrar numa caixa d'água (ainda não acoplada) para dar um susto no meu avô, pelo que lembro, ela disse que seria divertido... Fiquei naquela caixa por muito tempo, ela disse para sair quando quiser, mas eu não fiz isso. Numa dada hora, meu avô abriu a caixa d'água e me tirou dali, sem sequer reclamar, nem nada, ele não ficou furioso.

        Perguntei então para a minha tia sobre o ocorrido, ela disse que pensou que eu estivesse passando mal e chamou meu avô, e que aquilo foi estupidez.

        Perguntei ao meu avô, ele sequer se lembrava disso, mas disse que eu tinha saído sozinho e que na verdade ele queria ver a capacidade da caixa d'água, mas achou que aquilo era coisa mesmo de criança;

        Vejam só, num evento da minha infância, um evento marcante, nós encontramos três verdades diferentes que não se excluem, afinal, são verdades.

        Um dos exercícios quando jovem, que eu fazia para construir a verdade, era pegar dois pontos de vista, totalmente diferentes, e partir de ambiguidades desses pontos eu constituia a verdade... Isso é totalmente falho.

         As pessoas costumam exagerar os seus pontos de vista, mas quando mentem também deixam algumas verdades, verdades diferentes, mas verdades. Não dá para saber o que é verdade a partir de testemunhos de pessoas, afinal de contas pessoas podem estar mentindo. Então o que fazer? Aí é a questão da credibilidade.

"Credibilidade, a gente não se vê por aqui"


        A credibilidade é um meio para reforçar a "verdade" de um em prol do detrimento da de outro. A credibilidade pode ser adquirida com a retórica, oratória, teatro, fama, prestígio, posição social, lógica, essas coisas subjetivas, mas se fomos objetivos, ela não torna uma verdade mais verdadeira, ela torna mais acreditável.

        É isso que é verdade, uma coisa que é mais acreditável que outra, mas não necessariamente verdadeira. Em todo caso, verdades sobre um tema temos aos montes, mas como Nietzsche dizia em outras palavras, a verdade é um ponto de vista.

          Nietzsche não define nem aceita definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição do oposto da mentira, afinal de contas temos certeza total do que é mentira, mas do que é verdade temos?

           O homem pisou no Sol. (Mentira)
           O homem dominou o Sol (Depende, se você considerar o sistema solar como o sol, ou mesmo que a busca pela exploração espacial como uma tentativa de exercer dominios sobre as forças da natureza, isso não é uma mentira)
           O homem pisou na Lua (É uma verdade, mas tem controversas, afinal existe uma corrente que diz que o homem não pisou na Lua, mas que tudo isso tenha sido truque de imagem, mas em todo caso, como isso é amplamente aceito e a sociedade gira em torno disso, se tornou também uma verdade).
Guia da colonização espacial para principiantes


         Nietzsche está certo ao criticar o pessoal que acredita que só exista uma Verdade e que tudo que vai contra isso é mentira, para ele isso seria"como filosofar com o martelo".

          Há os que dizem que a Verdade pura só cabe a uma entidade: Deus. Mas o que não nos garante que Deus também não seja uma abstração, uma deturpação criada pela sociedade humana?

           Eu acredito em Deus, ele costitui um elemento importante para a formação da sociedade humana,  e por isso ele constitui uma verdade, mas isso não quer dizer que ele realmente exista. Mas de novo, como existem pessoas, como eu, que acreditam nele, e por ele ser um importante elemento social, ele é uma Verdade.

          Agora, se formos ser bem literais, uma coisa que é difícil de se acreditar, se formos racionalistas, é o Novo Testamento (na verdade, como sabem eu não acredito no Novo Testamento, afinal, não sou cristão), mas vejam, pela ciência... Homens andam sobre a água? Você já viu alguém ressucitar (sem ter aquela coisa de dar choques no peito da pessoa) depois de três dias agonizando, com o sangue jorrando. Onde já se viu alguém comer e beber o seu próprio Deus! (Montezuma que o diga sobre isso).

Montezuma  sobre isso (note a risadinha discreta)

         Hoje provaram que homens podem andar sobre a água, desde que usem uma placa de acrilico transparente, que tem indice de refração semelhante ao da água e que é virtualmente invisível, mas aí, então não existiu um milagre, e Jesus não tinha superpoderes (talvez o milagre deva ter sido conseguir uma placa de acrilico há dois milênios atrás!)
Com acrílico embaixo até eu!

       Mas como uma criança nasce de uma virgem, inseminação artificial há dois mil anos? Se formos científicos isso é difícil de acreditar.

       Em todo caso, mesmo a lenda de Jesus tendo sido uma farsa (os cristão irão me apedrejar), ele constitui uma verdade, afinal de contas milhares de pessoas acreditam nele, moveram e movem ações a partir dele, e ele influi na sociedade indiretamente. (mesmo se ele nunca tiver existido).

      Mas aí temos uma questão, o que corrobora a teoria de que Jesus tenha existido, escritos, a bíblia, vestígios arqueológicos, mas isso não prova nada,  isso só serve para mostrar credibilidade quanto a teoria que Iesus de Belém tenha existido. Mas e se os documentos os vestígios tiverem sido forjados? Isso não muda o fato que Iesus de Belém seja uma verdade por muito tempo.

     Agora percebem o quão complicado que é a verdade? Porque não existe uma única verdade (Pravda), mas várias verdades, pois para sermos sinceros, Nietzsche não está errado ao dizer que verdade é um ponto de vista, pois é. Verdade é uma abstração, não necessariamente é uma coisa real, que tenha existido de fato, e sequer tenha sido única, afinal, existem vários pontos de vista que rondam a um evento.

     Agora, espero que tomem cuidado ao usarem essa expressão, Pravda.

Até nome de bar já tá virando

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...