sábado, 12 de novembro de 2011

O adeus do carneirinho

        Um pouco nervoso, aquela figura de olhar penetrante, feições pitorescas, de voz estridente e anazalada, com cabelo escuro ovino, aos montes zombado pelos líderes, se via ali solitário somente por nada falar enquanto os outros apenas o acusavam naquela sessão...

        Ele tinha uma postura meio aristocrática, um erro para um teórico que convivia naquele círculo de intelectuais proletários... Eles sabiam que a sua arrogância era nata e seu egocentrismo era problemático. Mas o pior para Trotsky foi ter sido por muito tempo opositor de Lênin.
Olha só, se não é o carneirinho!



        Isso era um grave erro!

       Trotsky outrora também fora menchevique... Mais um erro.

       Trotsky aceitou no quadro do Exército Vermelho a inserção de elementos não confiáveis, não propriamente marxistas, como ex-oficiais czaristas, mais um erro...

       Trotsky julgou Stálin não ser pálio para si... Erro mortal!

        Fazia tempos, em Moscou, que a disputa de Trotsky com Stálin se agudizara, principalmente com a morte de Lênin... Mas a rixa entre eles era por demais antiga.
Isso não ia dar certo!


       Remontava aos eventos da Revolução ainda, quando Stálin conheceu Trotsky tentou até estabelecer relações amistosas, mas Trotsky sentia repúdio por aquele que chamava de "anão bexiguento" ou "Montanhês pequeno".
"Não sou anão não, seu carneirinho filho da puta"

       Trotsky e Stálin iriam brigar pela sucessão dali em diante. Trotsky tinha força, apelo popular, mas era odiado pelos círculos internos de Moscou... Quem manda se achar o melhor, o superior! A sua arrogância era incompatível com o Partido.

      Stálin era obscuro pela população, tinha medo de fazer discursos e se juntar às massas, mas o seu trabalho no Comissariado das Nacionalidades, que indiretamente resultou na criação da União Soviética, também o tornou famoso... Contudo, suas ações, como o assassinato de "elementos não confiáveis no Exército" na Batalha de Tsaritsin, na Guerra Civil Russa, e a invasão da Geórgia em 1922, o traziam feições negras...

      Afinal, Stálin era assim, ele financiou o Partido através de roubos a banco e ações terroristas no tempo Imperial e por isso era respeitado por Lênin... Mas Stálin crescia, e mesmo obscurecido articulava com os outros políticos sua ascensão.
Stalin curtindo um Heavy Metal (ao contrário de Hitler que era emo, Stálin gostava de um Heavy Metal pesado)

      Stálin propriamente se achava como o único capaz  a continuar o qua Lênin começou, mas no início da disputa política pela sucessão, tudo que ele queria era fazer com que Trotsky não tomasse o poder... Conseguiu.

       Trotsky confiava em Kamenev e Zinoviev quando o dito Testamento de Lênin foi divulgado, mostrando que Lênin não queria que Stálin não assumisse o poder... Afinal. Stálin "é  muito rude", em todo caso, de toda maneira, Stálin fez uma aliança com Kamenev e Zinoviev, os três iriam comandar a União Soviética.

      Resultado: Kamenev e Zinoviev traíram Trotsky, e ele acabou se isolando...

      Stálin trabalhou para isso... Tanto que Stálin lhe retirou o posto de Comissário de Guerra e Comandante do Exército Vermelho, tirou-lhe o poder no Comissariado do Exterior e tratou de isolá-lo.

      Agora chegou o ponto máximo de tudo isso... O Congresso do Partido Comunista iria ou não retirar Trotsky do Partido.

Uma narração básica em quadrinhos

     
        No decorrer das lutas confusas que se seguiriam, Trótsky buscou uma consolação - assim como um aumento da sua influência - pela concentração no trabalho teórico e intelectual. Trótsky já havia, durante a Revolução de 1905, formulado a Teoria da Revolução Permanente, que era uma proposta quase impossível de ser feita, ela predizia a aliança com os Partidos Social-Democratas da Europa, esquecendo-se de que a União Soviética ainda estava a sofrer com a Guerra Civil, e alastrar a Revolução pelo resto do Mundo, esse âmbito de uma perspectiva internacionalista que contrastava claramente com a política estalinista do "socialismo num só país".

        Defendeu a rápida industrialização da economia e o abandono da NEP (Nova Política Econômica) de Lenin, quando Stalin e o teórico Bukharin defendiam a industrialização gradual e a manutenção daquela política, ironicamente o que viria a seguir seria estranho: Logo depois da retirada de Trotky, Stálin acaba usando elementos de sua proposta de industrialização económica rápida e o abandono da NEP, nos Planos Quinquenais.

            Em todo caso, a dissidência no interior do Partido vem a público quando Trótsky publica, em 1924, um prefácio à edição dos seus escritos de 1917, As Lições de Outubro, criticando a falta de estratégia revolucionária de Stalin e da Direção do Comintern na direção do levante alemão de 1923, que resultou em desastre, e compara suas atitudes com a indecisão demonstrada por Kamenev e Zinoviev às vésperas da Revolução de Outubro.

      Estas discordâncias abertas afastam politicamente Trótsky de Stalin, culminando nessa sessão do Partido no dia 12 de novembro de 1927.
 

      — "Acusado Trotsky, queira tomar parte do seu discurso"

      Trotsky tomou o seu discurso, limitando-se a apenas a se defender e atacar mais uma vez Stálin, essa não era uma manobra inteligente... Tentou mostrar os seus feitos, mas isso não era relevante naquele momento.
Não faça isso! Seu doido!

       — Camaradas, peço que avaliem a situação. O camarada Trotky cometeu faltas gravísimas quanto ao nosso partido, ele cometeu faltas contra o nosso camarada Lênin, e com o socialismo. Em todo o caso, devemos notar que ele comandou o nosso Exército com maestria, a despeito das elevadas baixas, mas o seu comportamento pequeno-burguês não condiz com o Partido Comunista da União Soviética... Assim eu voto para a sua expulsão do Partido — argumentou um delegado mais afoito no meio da sessão do Soviete Supremo.

          — Pois bem, façamos a votação.

          Trotsky no meio daquele palco à frente dos delegados observou o seu nevorsismo tomar-lhe conta e começou a suar frio enquanto os delegados votavam a cerca dessa questão... Stálin estava ganhando.

          Stálin mal podia esconder a sua felicidade ao isolar Trotsky naquela sessão, mas Trotsky sequer podia observar Stálin escondido dentre os delegados observando-lhe naquela sessão.

          — Chegamos a um resultado... Através de votação, o Soviete Supremo decidiu pela sua expulsão do Partido, cidadão Trotsky, queira se retirar da sessão.

            Trotsky se deu mal, saiu todo nervoso da sessão, percebendo o qual grande havia perdido... Trotsky havia lutado a Revolução junto com aqueles que haviam presenciado a reunião e mesmo o depoimento de Tukhachevsky a seu favor não surtiu efeito quanto aos delegados... Trotsky perdeu.

          O resultado é bem conhecido, dentro de dois meses, Trotsky seria enviado ao exílio de trem à Alma Alta no Cazaquistão, onde passaria eventos amargos, e em 1929, Trotsky seria mandado ao exterior para exílio junto com a sua família... Onde passou o resto da sua vida.

         Talvez se Trotsky não continuasse a atacar Stálin no exterior, talvez o final dessa tragédia não tivesse acontecido, mas o final é explicado por uma imagem:


Stálin virou santo da Igreja Stalinista Ortodoxa


E Trotsky... Bem

Não à toa que picareta é sinônimo de traição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...