domingo, 28 de agosto de 2011

O transformador da realidade

Hoje nós somos bombardeados com um número assustadoramente gigantesco de fotografias ditas suspeitas.  Aka Playboy Orkut (Orkut is dead).

Você acreditaria que aquela gostosa, parecendo uma Megan Foxx ou uma Katy Pery da vida, com aquela pose hipersensual, debruçada numa cadeira de praia na verdade não fosse nada próximo disso: Uma mulher meio balofa, do cabelo ruim, totalmente enrugada, com pelancas nas pernas e cara de doninha.
Para você distorcer a realidade, você não precisa mais beber, o Photoshop já faz isso por você!

It's a fake, Dimitri!

Em todo o caso, quem poderia ter feito tamanha falta de sacanagem? Eu digo quem, o grande pai Photoshop.

Adobe Photoshop, o Deus dos cirurgiões-plásticos!

Você realmente acha que essa onda de retocar fotos é de agora? Óbvio que não.

Parece que afinal o Photoshop 1.0, lançado em 1990, ocupando o espaço de um disquete (1,44Mb) não foi o primeiro dos editores de fotografias e imagem para computador. Nem ele, nem mesmo o seu antecessor, o Photoshop 0.63, lançado em 1988.


Sabe quem foram os pioneiros nas técnicas de arrumar as fotos? Os americanos? No! Os ingleses? No! Os alemães? Nine! Os franceses? Non!


Os soviéticos foram os primeiros a usar em larga escala, a edição de imagens através de sistemas arcaicos de edição.

Você acha que não?



O vídeo está em russo, mas que logo em 1987, já existia um software da antiga CCCP (URSS) para a edição de imagens, aqui representadas pela Cavalaria Vermelha na Guerra Civil Russa.


Ainda não te convenceu?



Pois bem, isso ainda não é nada. A técnica de edição de imagens é ainda  mais antiga. Vocês duvidam? Provarei.


 Nikolai Yezhov (Iejov, em português nosso de cada dia) fora torneiro mecânico na fábrica Putilov em Petrogrado (uma fábrica de armas), nasceu nos arredores de uma vila chamada Marijampole, na atual Lituânia. Era fluente em Russo, Polonês e lituano. Ele acabou ingressando na Guarda Vermelha, na Revolução Russa e com a formação da URSS, tornou-se agente da Cheka (a Polícia Secreta).

Yezhov acabou angariando posições e chamando a atenção do próprio Stálin, que o acabou o promovendo ao chefe da nova polícia secreta, o NKVD (o antigo chefe havia sido preso, por supostamente estar envolvido numa conspiração que matou um dirigente do partido, Kirov).
File:Nikolai Yezhov conferring with Stalin.jpg
Foto dele conversando com Stálin
Yezhov tomou mais e mais poder, e ele, em companhia com o Promotor-Geral da URSS, Vichinki, promoveu o que seria conhecido como os Expurgos de Moscou, que liquidou de uma só vez toda a possível oposição ou não ao Partido Comunista.

Mais e mais foi-se descobrindo o quanto de poder que Yezhov ia acumulando, ele se tornara um alcoolátra, um pervertido e um torturador sádico. Achava que tinha um poder maior que o próprio Stálin!

Promovia toda a noite orgias com as dançarinas do Mariinski, regadas a bebida, e pornografia alemã (que ele substraíra do seu finado antecessor) e acabou se por fim promovendo orgias bissexuais com os seus amigos mais próximos (eca!).

Stálin ficou sabendo disso, e mandou fuzilá-lo.

Isso não  era incomum para aquela época, em que Stálin mandava fuzilar seus amigos mais próximos, pessoas inocentes de aldeias distantes, e até membros de sua família. O incomum foi o que veio a seguir.

Os censores do NKVD providenciaram a total exclusão de Yezhov de todas as fotos oficiais em que ele aparecia com Stálin, varreram todos os seus documentos e pertences, mandaram fuzilar sua esposa (que não era santa também, ela tinha relacionamentos extraconjugais com diversos artistas da URSS) e levaram sua filha adotiva para um orfanato.
Foto dele caminhando com Stálin ao longo do Rio Moskva, note Molotov (de chapéu) olhando para aquela pequineza!



Uê! Desapareceram com o homem até nas fotos! E Molotov tá olhando pro nada!




Se fudeu! Yezhov, o que você plantou agora comerá pela raiz!


Num faz isso, seu doido! Você não sabe o que tá fazendo!

Trotsky foi o único carinha doido o suficiente de peitar Stálin tête a tête, mas ele pagaria por isso...




File:Soviet leaders Red Square Moscow 1919.jpg
Foto de Trotsky com Lenin
File:Soviet leaders Red Square Moscow 1919 - Altered.jpg
Uê! Cadê o carneirinho?
 Agora dá pra concluir que a edição de imagens é anterior ao fenômeno do photoshop e é usada com propósito políticos desde antes de aparecermos nessa Terra maravilhosa.







Essa distorção que pode alterar toda uma interpretação, modificar o curso como a História se desenvolve ou simplesmente pode não haver efeito algum

E daí que foi photoshopada? Ela continua gata do mesmo jeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...