domingo, 28 de agosto de 2011

Filmes para guardar no peito e na alma




Eis aqui uma lista dos filmes que marcaram a minha infância, minha adolescência e marcam agora o início da vida adulta.
Não está em ordem de importância!


Cidadão Kane
"I am Charles Foster Kane!"

Essa é a história mostra a trajetória de vida de um gigante (fictício) do ramo da Imprensa Americana, que era um sonhador de início, mas acaba se corrompendo e tendo um final... Ah! descubra o final, aê!

Com a direção especial de Orson Welles, produzido por Orson Welles, narrado por Orson Welles, atuado por Orson Welles. (o que mais esse cara não fez?) O mesmo Orson Welles que narrou o primeiro A Guerra dos Mundos.

Não é a toa que Cidadão Kane é apresentado como marco do Cinema Americano e Internacional.


O Encouraçado Potemkin
O Encouraçado Potemkin!

Eu já tive a oportunidade de fazer uma postagem desse filme que avalio como um dos melhores de todos os tempos, o Encouraçado Potemkin é um marco da história mundial, por mostrar o modo como o cinema pode ser politicamente engajado e ainda assim criativo. A cena da escadaria de Odessa, tão repetida nos Intocáveis, mostra o quão é poderosa essa produção do cineasta soviético Sergei Eisenstein.

Corre cambada!
 O Grande Ditador


O mundo que se cuide!



Incomparavelmente essa sátira bem humorada do universo fascista em que se inseria a Europa mostra o quanto devemos lutar pela liberdade e contra a tirania. O Grande Ditador sem dúvida é um dos melhores filmes de Charles Chaplin, não só por ser o primeiro a ser inteiramente falado, não só pelos seus toques humorísticos especiais, mas por ser politicamente engajado e de proposta pacifista (reflexo da reunião que Chaplin tivera com Gandhi alguns anos antes). O Grande Ditador mostra que o riso também pode se tornar uma arma contra a opressão demasiada.


Tempos Modernos
O operário Carlitos!

Já que estamos falando de Chaplin mesmo, colocaremos o Tempos Modernos na lista, pois ele mostra como o indivíduo tem que lutar para se manter indivíduo numa sociedade industrializada e mecanizada como a atual. Tempos Modernos, assim como o Grande Ditador, tenta lutar para mostrar os vestígios da nossa humanidade que anda tão escondida nesses tempos. 

Coloca-se aí também todos os filmes de Chaplin

  Se eu for enumerar todos, não haverá espaço para os outros os filmes. Mas com certeza, o Luzes da Ribalta realmente me emociona de jeito (toda a vez que eu o vejo, acabo chorando, não sei como).


O Circo, A corrida do Ouro e Luzes da Cidade, me lembram como o humor bobo e desprovido de palavrões pode ainda ser risível com sua simplicidade estonteante.



O Poderoso Chefão

Não brinque com os sicilianos!

O Poderoso Chefão é o filme que mais apresenta a psicologia masculina implícita. Mostra de uma só tacada, o valor da família, o código masculino (siciliano), os efeitos de uma traição, e que tudo no final são negócios. Os três filmes sem dúvida impactam profundamente qualquer amante de cinema, nessa produção de Francis Coppola, com Marlon Brando, Robert De Niro, Al Pacino e Robert Duvall, que mostra perfeitamente o início, o meio e o fim das atividades da Máfia nos EUA. Ganhando inclusive o Oscar de melhor adaptação de roteiro escrito.
 
A série Indiana Jones
"Dad, don't call me of Junior!"

Simplesmente a melhor série de Aventura da história do cinema. Com o seu chapéu fedora marrom na cabeça, jaquetão de couro  e o chicote nas mãos, Indiana Jones sem dúvida é o melhor aventureiro retratado nas películas. Um herói sem capa ou sunga por cima da calça, o Indiana Jones também tem suas fraquezas como qualquer ser humano normal, lutando contra as hordas fascistas em nome da História.

Star Wars e Star Trek
O Senhor Spock, a Princesa Leia e o Capitão Kirk

Embora pareçam ser rivais no exterior, essas duas franquias de ficção científica conseguem ainda me cativar como amante do cinema. Luc Skywalker lutando contra o Darth Vader em prol das forças do bem sem no final saber que era na verdade filho do Darth Vader (spoiler!) e ainda o Capitão Kirk lutando Espaço afora contra inimigos intergaláticos ou promovendo a paz para a Federação enquanto contata outras civilizações, tudo isso me mostra o como a Ficção Científica pode ser cativante. 
O quê? O capitão Kirk beijando a Princesa Leia? E o Han Solo? Isso vai dar merda!
 
O Capitão Kirk versus Darth Vader. Eu disse que ia dar merda!

A nova série de filmes do Batman


Agora parece um macho de verdade!

Porque eu inclui a série do Batman nessa história? Porque foi a primeira vez que o Batman, em toda a história do Batman, não foi retratado como um playboyzinho viado de Gotham City. Afinal foi ele que tava dando uns pegas na mina do Tom Cruise.
Esse Coringa fez com que as criancinhas se borrassem de medo ao ver palhaços!

E o Coringa? Vocês podiam ter suas dúvidas quanto ao carinha que fez Brokemontain alguma coisa, mas foi ele que fez o coringa ficar foda daquele jeito.

O Pianista; A Lista de Schindler; A vida é bela.



Esses três filmes até hoje me mostram o modo como a humanidade chegou ao ponto de pura selvageria. Eles são para me mostrar que nem tudo são rosas e que devemos pensar também em outras coisas.


Circulo de Fogo
Vai brincar com o Zaytsev pra você ver.

A história do jovem pastor dos Urais, Vassili Zaytsev, que tem que enfrentar no meio dos escombros toda a máquina de guerra nazistas. Esse sem dúvida é melhor filme ocidental para mostrar o terror dos dias negros em Stalingrado. Não foi a toa que foi parcialmente copiado no mundo dos videogames, no Call of Duty 5.



Cinema Paradiso
 
A única vez em que vi esse filme, eu ainda era criança, mas eu lembro até hoje a história do operador de projetor de cinema, mostrando a um pequeno garoto o amor pelo o cinema. Lembro até hoje com tristeza como aquele velhinho ficou cego.

A queda, as últimas horas de Hitler.

SE FUDEU!!!!!Toma bigoduda!

Pode parecer até absurdo, mas não há um só momento naquele filme inteiro que eu não ria da desgraça do Hitler ali retratado, o modo como ele perdia o poder, o modo como a alta cúpula fascista desmoronava em bebidas, orgias e outras coisas mais. Foi um dos primeiros filmes ocidentais que tenta mostrar que a guerra foi vencida pelo Exército Vermelho e não pelos EUA.


Quando Nietzsche chorou.
 
Esse filme mostra de modo ficcional um suposto entre o velho Friedrich e o professor do ascendente Sigmund Freud, mostrando de modo impactante a vida de ambos e levando a uma análise fillosófica sobre tudo isso.


Stálin


Embora seja um filme da HBO com muitos cunhos burgueses em seus principios, ainda assim é uma boa interpretação da saga de vida do líder sovíetico, mostrando a doença de Lênin, a rixa entre Trotsky e Stálin, e os mandos e desmando de Stálin. Com Robert Duvall no papel de Stálin.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...