sábado, 10 de dezembro de 2011

Rússia: Hoje

"Site da RTP, 10 de dezembro de 2011"

A capital da Rússia foi novamente palco de violentas manifestações na noite de terça-feira. Pelo menos 569 pessoas foram detidas em Moscovo por participarem numa concentração não autorizada pela polícia. As tropas vão permancer em Moscovo até ao próximo fim de semana, altura em que serão divulgados os números oficiais do sufrágio. Entretanto, desde as eleições de domingo que não param de surgir na Internet novos vídeos que dão conta de manipulação no apuramento dos resultados."

 

           Um fantasma ronda hoje a Rússia... Há exatos vinte anos Yeltsin subiu na carroceria de um T-90 novinho e começou a discursar para um platéia assustada na gélida Moscou... Os prédios do Parlamento e de Ministérios da capital russa, foram bombardeados na tentativa de golpe a Gorbachov... Era o início do fim da experiência socialista mais duradora, a União Soviética.

 

          Aquele foi um dia de euforia na Rússia, onde já se viu? Um golpe! Meu Deus! Era o fim das reformas de Gorbachov? Sim, era o fim, era  o início do período mais trágico para a Rússia, a administração Yetsin.

Boris Yetsin em um momento feliz da sua vida (bêbado!)


         Boris Ieltsin era um alcoólatra inveterado famoso por seus vexames homéricos e sua omissão ante a corrupção, todos em Moscou tinham uma ideia de quem era Ieltsin e do que ele faria... O que ele fez? Ele acabou com que restava da União Soviética e de sua superforça do passado... Certo, a URSS cambaleava desde a morte de Brejnev, talvez antes, mas cá entre nós, fazer privatizações a Deus dará, a preço de banana a especuladores internacionais, e magnatas ligados ao crime, tendo favoritismos nas licitações não era uma coisa sensata, ainda mais considerando que você estava dando o base da sua economia a esse tipo de gente, Ieltsin vendeu siderúrgias, minas de carvão e urânio, petrolíferas a preços assustadoramente baixos!

         Como alguém assim pôde ser eleito?

 

          Devemos entender a situação do final da URSS a fio, a União Soviética vivenciava uma crise sucessória, desde a morte de Brejnev, todos os governantes que ascendiam ao poder, em questão de meses, morriam, não, não, não era uma conspiração da CIA, ou mesmo uma tentativa de golpe, eles simplesmente morriam de velhice! Assim, passaram-se dois governantes, que sequer observaram a conjectura econômica e social do país, até chegar-se a Mikhail Gorbachov.

 

          Certa vez, Nikita Kruschiov, então Secretário-Geral do Partido  Comunista, disse:

"A União Soviética fabrica misséis como uma fábrica de salsichas!" 


           E de fato, Kruschiov não estava errado, a capacidade militar da União Soviética permitiu que ela desenvolvesse uma indústria armamentista bastante eficiente a partir da Grande Guerra Patriótica, mas isso tinha um preço... um preço muito alto.

 

          A produção de artigos militares demandava muita atenção dos departamentos do Comissariado de Economia, e como em um sistema burocrático, onde o poder centrasse por vezes em mãos de poucos, alguns artigos começaram a ser negligenciados como bens de consumo... como perfumes. Mas para quê perfumes? "Somos trabalhadores, não precisamos disso!"

 

          Depois vieram as roupas. "Não precisamos de muitas roupas, somos trabalhadores, não precisamos disso!". Depois maquiagem. "Para quê maquiagem? Somos trabalhadores, não precisamos disso!"


         E assim começou a surgir fenômenos na União Soviética, enquanto produzia-se misséis de longo alcance, tanques de ponta, faltava por exemplo sabonetes, roupas (e quando tinham sempre eram iguais e de qualidade nem sempre boa), o papel higiênico por exemplo, de tão bom, mais tão bom, podia facilmente servir de lixa na construção civil.


        Os automóveis, bem, os automóveis com certeza não eram o forte da União Soviética, digo isso, até antes da Segunda Guerra Mundial, eram feitos à pressas, para cumprir prazos e por vezes suas peças não eram bem acopladas, e o ao empregado não era de boa qualidade.

        Tanto que talvez o melhor carro soviético até hoje terá sido o Zis 110, veículo de luxo do Partido Comunista, cópia filedigna dos Packards do final dos anos 40, e logo depois o GAZ Volga, que mais parecia um Sunbeam Tiger dos anos 60!

O dito Packard.. ops, ZIS 110!

      Sim, e em meados dos anos 80 era necessário pedir um requerimento para entrar para uma fila da fábrica que durava em média um ano para conseguir o seu "automóvel", uso aspas pois um Lada não deve ser chamado de carro em nenhum lugar.

 

Evolution of Lada. Fixed
Evolução do Lada vs Evolução da BMW

       Mas tudo bem, mesmo com essas carências, a União Soviética existia um eficiente sistema  público de saúde, o analfabetismo era virtualmente 0, e era a maior produtora de trigo do mundo... Era feliz viver ali, você pode ir ao teatro assistir o Bolshoi quando quisesse, ler livros a preços irrisórios, assistir os últimos filmes, até não era tão ruim quanto pintam por aí.

 

      A questão é que em meados da década de 70 a União Soviética assistiu uma das maiores estiagens de sua história, forçando ao governo gastar suas reservas na aquisição de trigo de outros lugares do Mundo, além de que a União Soviética também ter sido afetada pela Crise do Petróleo de 1979!

 

      Mesmo assim, a União Soviética investiu-se em uma estúpida guerra no Afeganistão onde lá conheceu um inimigo financiado pela a CIA, a Al Qaeda e o Talebã... Resultado: União Soviética primeira em tudo! Primeira a ser derrotada no Afeganistão!

 

     Eis que temos, os caixas da União Soviética começaram a se esvaziar em demasia, e a produção agrária não crescia, os governantes começaram a negligenciar o repasse de comida... Resultado: Filas homéricas por comida!

Isso era comum na URSS

      Imagine você ficar em uma fila maior que a do INSS (e se você for rico, imagine uma fila maior que a da Disney), unicamente para pegar um pouco de comida... E digo pouco mesmo: Era uma fatia de pão preto, meio quilo de carne e uma garrafa de vodka! (pelo menos tinha isso!)

       Quando começou a faltar vodka, o povo começou a se revoltar.

Vodka não pode faltar!

       Os brasileiros enchem a boca para falar dos defeitos do sistema soviético, mas se esquecem que na mesma época tivemos a mesma crise de desabastecimento, com o agravante de não ter sido causada por sub-produção agrícola, mas sim pela galopante inflação de 500% ao mês!

 

      E foi assim que se iniciou a iniciativa de Gorbachov, trazer uma reestruturação econômica próxima ao modelo da NEP, perestroika, em associação a uma transparência econômica... Glasnost (A União Soviética começou a cuspir corrupção a partir da administração dos dois cadavéricos líderes: Chernenko e Andropov, que sequer se mantera um ano e meio ao todo no governo).

Disputa de quem morre primeiro!


      Mas não, quiseram dar um golpe no da manchinha na testa, e eis a causa de Ieltsin subir na carroceria do T-90 novinho e discursar para os ouvintes em pleno Inverno Moscovita... A União Soviética despedaçou-se e eis quem surge como presidente: Ieltsin!

Ietsin prestes a fuder tudo de vez!

      Como disse, Ieltsin foi um governante imprestável e vergonhoso, que vendeu metade da Rússia às oligarquias e ao capital estrangeiro, até que em certa altura ele se encheu do governo e simplesmente disse:

 

     "Putin não aguento mais,assume aí que vou beber minha vodka!"


      E eis quem ascendeu, Vladimir Putin, ex-dirigente da KGB, e então vice-presidente da Rússia, e começa a um processo de centralização de poder, de "combate" à corrupção (vocês não achavam mesmo que eu iria dizer que ele combatia a corrupção), Putin retomou à proposta armamentista, conteve os levantes nacionais com dureza, e trouxe à Rússia uma questão, centralidade política.

Putin em um momento feliz!

     Putin, por mais que digam alguns "defensores" da democracia, é sim ligado aos velhos setor da KGB, e também aos oligarcas e à Mafya (Máfia Russa)... Ele reprime mesmo a imprensa contrária ao seu governo, manda prender alguns jornalistas contrários à suas ações, e muito se diz que jornalistas disssidentes foram mortos por suas ordens, mas quanto a isso, não tenho provas então não posso argumentar se isso é veridico.

 

      A questão é que o processo de centralização deixa no poder Putin há mais de onze anos! Um período demasiadamente longo, ao qual os russos que hoje protestam se envolveram no espírito de renovação. Poderão dizer que Medvedev é um novo político, eu também acho que ele seja diferente de Putin, mas isso não muda ao fato que mesmo indiretamente seja ligado a Vladimir Putin.

 

     Medvedev é sim uma figura respeitável, ele foi o primeiro acadêmico a esboçar um livro de Direito na Rússia, que até hoje é lido como manual, ele foi diretor da Gosplan, o empreendimento que regulava os investimentos da União Soviética. A questão que hoje sua figura acabou sendo associada à de "marionete de Putin".

 

    Putin argumenta que os protestos hoje contra as eleições na Rússia são uma armação dos Estados Unidos, em verdade, está mais do que na cara que sim (a Guerra Fria não acabou só por causa do fim da União Soviética!), mas do mesmo jeito esse é um tipo estranho de democracia, uma democracia que ao mesmo tempo se diz livre, mas usa de artíficios para censurar jornalistas dissidentes, denúncias de corrupção e da atividades ilícitas da Mafya e dos Oligarcas, que admite um culto à personalidade a  uma pessoa como Stálin, mas recrimina por exemplo a lembraça de alguém como Lênin (saibam que eles ainda querem fechar o Mausoléu!).

"Uma piada é uma coisa muito séria!"

       A Rússia mudou, a Rússia não é mais aquele sonho socialista da Era Lênin, a Rússia se tornou uma coisa amorfa que se diz democrata, mas parece caminhar para uma ditadura (fascista), percebemos isso nos próprios russo... Os russos já foram mais receptivos, já foram sem dúvida um dos povos mais receptivos e carinhosos da História, hoje acabaram se contagiando com o mal da xenofobia.

 

      É com muito entristecimento que vejo hoje a Rússia desse jeito, um povo que tanto nos deu, que tanto se sacrificou, caminhar para isso... Ao Povo russo! Ao glorioso povo russo! Слава Советскому Союзу!

 

     Não se esqueçam do seu passado, olhai para Lênin com afeto, vejam com repúdio à Stálin, observem com  atenção aquele que hoje tenta retormar o poder... 

      Болтато, товарищ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...