sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O julgamento do blogueiro

O senador em pessoa






"Senhor blogueiro, o senhor admite suas ligações com atividades socialistas?" Senador McCarthy.







"Depende, o que o senhor vê como socialismo?" Digo em contrapartida.

"Socialismo: Corrente que possui a opinião de que o capitalismo concentra injustamente a riqueza e o poder nas mãos de um pequeno segmento da sociedade que controla o capital e deriva a sua riqueza através da exploração, criando uma sociedade desigual, que não oferece oportunidades iguais para todos a fim de maximizar suas potencialidade" Senador McCarthy.

"O senhor concorda com isso?" Pergunto.

"Isso não está em questão... Quem faz as perguntas sou eu?"

"O senhor concorda com isso ou não, que 'o capitalismo concentra injustamente a riqueza'?"

"Já disse que isso não está em questão"

"Porque teme me responder essa simples questão? Afinal de contas... Você é um agente de Moscou? Recebe a folha de pagamento de Stálin?"

"Não, não claro que não..." Macarthy em resposta enérgica, mas logo depois afrouxa a gravata.

"Então, senhores senadores, não vejo razão para que o senador Macarthy não responda tamanha questão."

Os senadores começaram a pressionar o senador McCarthy para uma resposta.

"Pois bem, eu não concordo com isso"

"Por quê?"

 "Por que o capitalismo é justo, onde mais podemos haver liberdade de expressão, de ir e vir, de mercado..."

"Eu perguntei por que você acha que ele é justo quanto a distribuição de riquezas, não sobre liberdades"

"Eu... eu..."

"Bem vejo, que o caro senador perdeu suas palavras, deixe-me refrescá-lo a cabeça: Joãozinho trabalhava feliz da vida na sua fazenda na Inglaterra, a vida não era fácil, mas ele conseguia sustentar seus quinze filhos, criando gado, até que um dia veio um nobre e tomou suas terras, me diga, senador, isso é justo?"

"Não"

"Joãozinho não tinha muito o que fazer quanto a isso, o nobre tinha o governo nas mãos, então Joãozinho, sua mulher e seus filhos foram para a cidade... Foram todos trabalhar numa manufatura. Joãozinho e sua família trabalhavam 15 horas por dia para ganhar equivalente a um punhado de pão. Me diga, isso é justo?"

"Não"

"Joãozinho tinha que pagar o aluguel de sua casa, um cubículo de 3x3, que dividia com quinze pessoas, por um preço de 30 libras por semana, um lugar sem luz, por onde o vento entrava pelas frestas da parede. Quando não conseguia pagar, ele tinha um dos seus bens penhorado, hoje fora o pente de sua filha, o senhor acha isso justo?"

"Não"

"Enquanto isso, o dono da manufatura, investia as riquezas que ele conseguia em prostituição, pirataria, e ações ilegais... Um dia Joãozinho morreu, pegou tuberculose em casa, e eis o que acontece, a fábrica demite as mulheres, e acaba fechando, o que Maria, esposa de Joaozinho faz? Ela vai para a prostituição, a mesma prostituição que o dono da fábrica financiava... O senhor acha isso justo?"

"Não"

"Então, me responda, o capitalismo é justo?"

"Não"

"Então você é socialista! Vejam, um agente de Moscou"

McCarthy foi levado para fora da sessão por três gorilas do FBI...

Moral da História: Até os capitalistas não acham o capitalismo justo, mas criam meios repressivos para que o povo não se levante contra a ordem, e quando acabam percebendo que não é justo, acabam sendo presos pelos próprios meios, o Capitalismo é assim, esquizofrênico.

(Isso foi uma fábula da vida cotidiana americana, o senador McCarthy não foi preso, ele só entrou para o ostracismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...