sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Chanuká

  O Hannuká é daqui exatos 5 dias, mas mesmo assim eu dirijo essa postagem para explicar o significado da Festa das Luzes...

Em  168 AC., Antioco Epiphanes, confiando no panteão de deuses gregos, decidiu decretar o fim da religião judaica. Antioco passou a destruir as sinagogas e massacrar os judeus que não se submetiam a nova religião, Ele não suspeitava que um pequeno grupo de judeus que confiavam somente no Deus de Abraão, Isaac e Jacob, iria humilhá-lo completamente.
    Antioco pensou que havia resolvido o “problema judaico”. Suas tropas haviam nivelado os muros de Jerusalém, e ele ergueu um grande forte chamado ACRA, na área do templo para uso das suas tropas gregas.
      Antioco Epiphanes, a serviço dos romanos, acreditava que havia apagado inteiramente a religião judaica. Ele declarou que a Torah, a suprema Lei Judaica, estava inteiramente anulada e sem valor. Ele proibiu a observância dos costumes religiosos Judeus, em especial a guarda do sábado semanal, a circuncisão, e as leis de saúde. Por outro lado ele forçou o povo a adotar a religião civíca Grega.

       Os judeus foram forçados a sacrificar aos deuses gregos. Para obrigá-los a seguir a religião grega ele fez sacrifícios de animais impuros, particularmente porcos, no altar. Oficiais  foram mandados através do império para forçar rigidamente a nova religião. Qualquer resistência era punida com a morte. As sinagogas foram destruídas, Os rolos dos livros sagrados foram profanados e o povo foi massacrado aos milhares.


      Os que escaparam a ira de Antioco fugiram para esconderijos nas costas do Mar Morto, na selva da Judéia e nas cavernas das montanhas. Eles levaram com eles cópias da Torah e a profecia de Daniel. Os líderes do êxodo eram conhecidos como Chasidim, "os piedosos". Eles estavam preparados para morrer pela fé, e muitos morreram.
       Um comandante das tropas de Antioco ergueu um altar pagão em uma pequena cidade a nordeste de Jerusalém. O povo foi chamado para segui-lo e sacrificar um porco no altar a fim de demonstrar sua lealdade a Antioco.
          Um velho sacerdote, de nome Matatias, foi chamado para dar o exemplo e para ser o primeiro a sacrificar. Ele se recusou. 

          Então um judeu colaborador dos gregos aproximou-se do altar para sacrificar um porco. Matatias se enraiveceu e matou o judeu apostata e o comandante das tropas. Matatias e seus cinco filhos destruíram o altar pagão e fugiram para as montanhas ao redor de Jerusalém.

         Aquilo se tornou um grito de liberdade, um levante contra a opressão encabeçada pela religião civíca grega, e uma mostra de  devoção a Deus.  As novas sobre a rebelião de Matatias se espalharam rapidamente. Muitos que estavam temerosos ante ao poder responderam quando Matatias e seus cinco filhos deram seu grito de guerra.

        A tentativa de Antioco em helenizar Israel, tal como Roma foi helenizada, resultou em uma revolta...

     No princípio foi uma guerra do tipo guerrilha, os judeus ficaram muito presos as montanhas, e suas ações eram meramente pontuais, afinal de contas não tinham um exercito tão bem preparado e numeroso quanto o romano, mas com muitos dos seguidores da verdade e da justiça se uniram na selva com os filhos de Matatias. 
      As notícias chegaram aos agentes do rei Antioco, servil a Roma, e a Roma principalmente,  e logo as legiões que estavam em Jerusalém, os soldados procuraram o acampamento dos Matatitas e os prenderam num  ataque feito num dia de sábado. O comandante inimigo dissera:

“Façam o que o rei lhes mandou e suas vidas serão salvas”; os Judeus fiéis responderam “Nós não sairemos e não atenderemos a ordem do rei e não quebraremos o sábado”.
       Os soldados deslancharam um ataque e os hebreus não reagiram em resposta a eles; os judeus não lançaram nem uma pedra nem bloquearam os esconderijos, disseram os judeus:
"Deixemos tudo e morramos inocentes. Nós clamamos ao céu e terra como testemunhas que você nos destrói de forma ilegítima."
     Os soldados atacaram durante o Shabat, e os judeus morreram com suas esposas e seus filhos sem esboçar reação, uma prova de respeito ao Shabat (I Macabeus 2:29-38)

       Matatias se enfureceu com tudo isso, decidiu que deixar os gregos massacrá-los no Shabat era errado. Decidiu que a partir daquela data os judeus deveriam se defender no dia de Sábado. Esta decisão reforçou a luta. Antioco logo percebeu que ele estava com uma violenta rebelião em suas mãos.
        
       Matatias, era um velho homem e morreu um ano após destruir o altar pagão. Quando morreu ele apontou seu filho Judas, o qual foi chamado Macabeu, como comandante em chefe. Foi uma sábia escolha, pois Judas humilhou Antioco Epiphanes.

     Inicialmente Judas Macabeu e seus homens fizeram ataques esporádicos contra cidades desguarnecidas. Mas gradualmente, quando suas tropas se fortaleceram, ele começou a atacar postos de guarda das forças sírias-gregas (submissas a Roma). 

             Os comandantes sírios dispunham de batalhões formados por soldados sírios e por judeus helenizados ( que aceitaram a cultura grega).  Muitas vezes parecia que os de Macabeus seriam derrotados, mas a cada vez, antes da batalha estes jejuavam e oravam. O senhor os atendeu e deu a vitória aos judeus.

           Essa é a história do levante dos Matatitas, o levante dos judeus contra o poder e a opressão de Antíoco, ao final, o povo judeu, que levantou-se contra o erguimento de uma estátua de Zeus no Templo de Jerusalém, massacrou Antíoco com sua força, após o ultimo ser abandonado por suas tropas.
        Uma pequena ânfora

        Em seguida, os Macabeus (as tropas de Macabeu) foram libertar Jerusalém. Tiraram do Templo os ídolos ali colocados pelos sírios, que profanaram aquele solo sagrado, e  construíram um novo altar, consagrado a 25 de Kislêv de 3595 (165 AEC).

         Os sírios tinham roubado a Menorá (o candelabro de sete velas comum ao judaísmo) de ouro do Templo, portanto os Macabeus tiveram imediatamente que fazeruma nova, porém de metal menos nobre. 

           Embora o azeite impuro pudesse ser usado para acender a lamparina do Templo se necessário, eles insistiram em usar apenas a única ânfora de azeite com o selo do ultimo Sumo Sacerdote justo, Yochanan, pois aquele azeite impuro fora utilizado nos sacrifícios de animais não cashers, e estavam impuros para participarem do culto.

          Aquela pequena e única ânfora, só tinha um pouco de azeite, que se aceso, na Menorá, só duraria um dia, mas durou os oito dias, conforme comemoramos todos os anos: os Oito Dias de Chanucá.

         Essa é origem do Hanuká, uma festa para comemorar a vitória do Povo de Israel contra a tirania e a opressão, que num ato de fé, eregiu um novo templo e acendeu velas para agradecer ao Senhor, velas essas que não durariam um dia sequer, mas duraram oito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...