quarta-feira, 14 de junho de 2017

Guerra e paz


Prólogo

Vós outros tendes sorte
a vergonha não cai sobre os mortos
Logo cessais
de odiar os assassinos dos mortos
Julgais
que o mais puros dos líquidos lava
o pecado da alma que se evola.

Tendes sorte
Mas eu
como levarei o meu amor à vida
através das fileiras,
através do estrondo?
Apenas um passo em falso
e a migalha do último e pequenino amor
rolava para sempre num torvelinho de fumo.

Aqueles que regressam
que lhes importa
vossas tristezas?
Que falta lhes faz
a franja de alguns versos?
Basta-lhes um par de muletas
com que reguear pelo resto da vida
Tens medo?
Covarde!
Te matarão!
E tu,
Tu poderias viver escravo
cinquenta anos mais
Mentira!

Sei que lava do ataque
serei o primeiro
em audácia,
em valor.

Ah! Que bravo recusaria atender
ao toque do rebate do futuro?
Mas na terra hoje
sou o único arauto das verdades em marcha!

Hoje estou exultante!
Sem desperdiçar nem uma gota,
despejei minha alma até o fim
Minha vez,
a única humana
entre os lamentos e gemidos
ergue-se á luz do dia.

Depois
atai-me a um poste
fuzilai-me
Por causa disso
haverei de mudar?
Na fronte desenharei um alvo
para que metido se destaque

quando apontem.

(Vladimir Maiakovsky, 1918)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...