quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Física filosófica

      Uma lei da física estabelece que frequência é dada através do inverso do tempo necessário para que o movimento de um corpo volte a se repetir num período de tempo estipulado arbitrariamente: f= 1/T, sendo T correspondente a Período.

     Observando essa lei da física, qual a frequência do seu sorriso? Qual a frequência dos seus choros? Isso ao longo de toda a sua vida. Quando paramos para pensar em termos numéricos quantas vezes choramos e sorrimos vemos quão dialética que pode ser nossa vida, o enfrentamento da tese com antítese, do sorriso com o choro; Cada um oposto ao outro, um ing, outro yang.


     Mas é inegável que a vida é mais do que sucessões repetidas e intercaladas de dois processos cognitivos opostos e igualmente intensos, a felicidade e a tristeza; Mas a que ponto se chega nessa relação matemática? De fato isso é uma questão tautológica, a frequência que rege é uma vida é de aproximadamente 1,35 hertz, isso é algo que a biologia nos diz se você costuma ter o batimento cardíaco de 81bpm. 

    Quando se está triste ou com depressão a frequência cardíaca costuma diminuir, nesse caso a frequência que rege sua vida bate de maneira mais fraca, o tempo passa mais devagar e as suas forças também, quando se está contente a vida passa mais rápido, o coração passa a bater mais forte, mas num patamar aceitável, contudo se sua vida é intensa ao ponto de ser estressante a frequência que rege sua vida é maior e é uma lei da física que diz que quanto maior a frequência, menor o comprimento de onda, nesse caso a sua vida será menor.


    É estranho analisar a sua vida com base a física. Mas o que somos senão uma combinação meio bizarra de carbono com predomínio de água, sustentados por vergalhões de cálcio mineral? É curioso observar que essa combinação é o que dá vida às nossas bobinas de extração de oxigênio que reverte em dióxido de carbono. Mais curioso ainda é que essa estranha combinação de elementos é o que nos dá vida. 

     Assim tal como o sorriso se mistura com o choro, a física se mistura com a química e a biologia e rege nosso corpo, enquanto a história, filosofia e a sociologia regem nossa alma. A vida é uma estranha combinação de elementos que se misturam de diferentes formas diferentes, nos mantendo vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...