quinta-feira, 21 de junho de 2012

Futuro verde?

        Nesses dias de grande conturbação no cenário mundial, somos informados que o evento para a preservação mundial fracassou desgraçadamente...
 
        Fracassou a Rio +20 pelo motivo de tanto os Estados Unidos, quanto a Alemanha, Rússia e afins, terem se recusado a participar de uma conferência em favor do clima, mas pior que isso, desde que a reunião foi marcada, ela estava fadada ao fracasso.

          Fadada ao fracasso, ela, não só por já no começo os governos mundiais não terem mostrado nenhum  interesse em mudar suas concepções, mas fracassou principalmente às amarras que seguram o movimento ecologista.

             O movimento ecologista é refém sim do capitalismo, ele visa não revolucionar toda a sociedade em prol de um bem estar ambiental, mas menos que isso, ele hoje visa apenas reformar a corrente de pensamento da sociedade consumista, e tornar o consumo mais sustentável.... Em outras palavras, ele crítica o capitalismo, mas depende dele para sobreviver.

             A questão do desenvolvimento sustentável é uma espécie de doce para tornar mais tragável a mistura de remédios que são amargos ao capitalismo, gastar mais para não destruir muito, e ainda produzir de forma consciente... A fórmula torna-se mais tragável quando se fala que no futuro, os custos para produzir serão menores, e que não se precisará pagar pela energia por exemplo, porque descobriram que a do Sol é de graça!


             Não vejo grande consciência ambiental no espírito do capitalista em si, o que ele visa fazer não é tentar salvar o planeta, mas ele próprio quer reduzir seus custos, e se alguma medida ambiental tornar impraticáveis os seus lucros, pode ter certeza que não será aplicável... Além disso, tem a questão da imagem, que agora começa a importar na sociedade de consumo, onde pela lei de concorrência, uma "empresa verde" é melhor cogitada do que uma poluidora... Não existe altruísmo no capitalismo.


             Os ecologistas acreditam mesmo que de uma maneira pacífica, de livre-iniciativa, todos irão mudar seus pensamentos e irão abandonar seus automóveis poluidores, a energia suja que entra em suas casas e confortos para desenvolver um meio menos poluente ao mundo... Não é tão espontâneo assim.

              A consciência climática vinha vingando muito bem até o começo da crise, mas quem pensa em natureza quando os seus negócios são fechados, seus empregos somem e o seu país está na bancarrota... Ninguém pensa na natureza.

              "A natureza não negocia", o secretário da ONU mesmo disse, e ela não negocia mesmo, ela não quer saber de crise financeira, de negócios arrasados, desabrigados, ou sei lá das contas, ela faz o que tem que fazer... Tufões, derretimento das calotas polares, aquecimento global.... Isso não é negociado!

               
                Estamos ao mesmo tempo numa crise financeira e ambiental, e o que temos para piorar, a submissão dos ecologistas ao poder do Capital... Se as previsões estiverem certas, e se continuarmos a tomar medidas tímidas, como essa na Rio +20, pode-se dizer que já devemos procurar um novo planeta para morar porque tudo vai por água abaixo.

                Ecologistas, se visam salvar o mundo, não deixeis cair nessa submissão, sois fortes, trabalhem vocês mesmos por sua causa, não esperem pela boa vontade de líderes que precisam de mera epifania para salvar o Mundo... Pensem em um novo, pensem vocês em um novo futuro!

2 comentários:

  1. Muito Bom A. serpov, tenho gostado muitos dos teus textos, vou acompanhar vc

    ResponderExcluir
  2. Fico contente que tenha lido alguns de meus textos, talvez na próxima semana estarei redigindo outros tantos. Obrigado

    ResponderExcluir

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...