quinta-feira, 28 de julho de 2011

Manhã


O botão da rosa florescera
E estendera-se para tocar a violeta
O lírio estava acordando
E inclinava sua cabeça na brisa

No alto das nuvens, a cotovia
Cantava um hino gorjeante
Enquanto o alegre rouxinol
Com voz suave dizia:

"Enche-te de flores, ó terra amada
Rejubila-te páis dos Ivérianos
E tu, ó georgiano, ao estudar
Traz alegria para sua terra natal"

Que bela poesia essa que traz boas recordações de um passado distante, lembra-me a primeira vez que a li encostado à um majestoso ipê rosa descansando ao colo de minha amada! Quando me deparei com a poesia novamente me perguntei quem poderia ter tido tamanho empenho artistico para escrever algo tão lindo.
Procurei dentre os meus livros e encontrei o velho poema escrito em meio a umas páginas já amareladas

 
Esse é o autor do jovem poeta, Iossif Djugashivili, pseudonimo Koba.
 Parece até um galã de novela das oito, esse cara do topetão preto e da barba aparada.

Mas logo percebi de quem se tratava na realidade, o autor da poesia não era nada mais nada menos que...


Em que se transformou o jovem poeta com o tempo, no Homem de Aço (Stálin). O tempo muda as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...