quinta-feira, 28 de julho de 2011

Arte Controversa

Hoje eu estava vasculhando pela internet e encontrei uma série de desenhos que me impressionaram muito... Eles me trouxeram recordações sobre os erros que os homens cometem diante ao tempo.

Essa primeira gravura me trouxe uma ideia de tristeza e impacto emocional imenso então continuei a folhear a página virtual de arte.

Então encontrei outras gravuras que eu achei bonitas por sinal, como a  figura de baixo

Um barquinho numa baía em meio ao vento esvoaçante.
.

Uma floresta em meio aos majestosos montes e picos (Se eu tivesse dinheiro certamente compraria essa obra)


 

Uma cidade barroca em pleno dia comum, com pessoas caminhando pelas avenidas estreitas.

Porque eu estou falando de arte? Eu não sei talvez porque houve um tempo em que quiz ser pintor, mas o que me impressionou nbo conjunto das obras não foi em si o conjunto da obra, que por sinal em algumas é impressionante, mas sim o seu autor.
Era um jovem cheio de sonhos artísticos vindo de uma cidade fronteiriça na Europa, seu pai era alcoolatra, sua mãe era gentil com ele, mas morrera cedo. O jovem garoto aspirava ser artista. O nome dele era Schicklgrüber.
Schicklgrüber não foi aceito na Academia de Arte de uma importante cidade no centro da Europa, mas um dia se tornaria um homem bastante conhecido, por uma fama não tão boa. Ele se tornaria...


Isso mesmo, o bigodudo de cabelo meio emo, o assassino que levou seis milhões de judeus para o cadafalso, o maníaco homicida que queria construir um Império em cima de centenas de milhares de pessoas, Adolf Hitler.


Hitler, para quem não sabe, quando jovem tinha aspirações em ser artista na Academia de Arte de Viena, mas foi terminantemente recusado pelos diretores, por considerarem sua arte inexpressiva. Se eu fosse um deles, sabendo o que hoje sei, com certeza admitiria Hitler na academia, mesmo ele sendo inexpressivo, só para garantir que ele nunca entrasse na política.
Vemos assim o que algumas escolhas que fazemos no passado podem desencadear no mundo em um evento futuro, o dito Efeito Borboleta.

PS: As pinturas mostradas foram leiloadas em uma casa de leilões em Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Haber e o uso da ciência para o "bem" e para o "mal"

A figura mais controversa pra mim na história da Ciência não é Oppenheimer (pai da bomba nuclear), nem Alfred Nobel (criador da di...